Os últimos dias do ano devem ser de tempo muito instável em boa parte do Brasil. A expectativa é que as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste registrem grandes volumes de chuva.
Isso porque, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que se formou no país nessa quinta-feira (26) deve trazer muita chuva para as áreas entre a Amazônia e o Sudeste ao menos até o dia 30.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens que normalmente vai do Norte ao Sudeste. O sistema é responsável por manter o tempo instável nessas regiões, gerando acumulados consideráveis de chuva.
No Sudeste, os maiores volumes devem ser registrados em grande parte de São Paulo, Rio de Janeiro, grande parte de Minas Gerais e até o sul do Espírito Santo.
De acordo com a Climatempo, o novo sistema deve trazer acumulados superiores a 100 milímetros para diversas áreas nessa faixa. Em alguns locais, os volumes podem chegar a 150 milímetros.
Segundo a Climatempo, os destaques de chuva para cada região são:
A previsão do tempo para o Ano Novo indica que alguns locais podem ter chuva na virada de ano.
Verão quente e chuvoso
O tempo previsto para os últimos dias do ano resume bem a expectativa de como deve fica o clima no verão.
Estação mais quente do ano – que começou em 21 de dezembro e se estende até 20 de março – não deve ser marcada por grandes ondas de calor e deve ter chuva acima da média
Blog PE Noticias