O Ministério da Educação (MEC) estendeu até o dia 2 de maio o prazo para que os candidatos solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Inicialmente, o prazo se encerraria nesta sexta-feira (25).
Podem pedir a isenção estudantes do programa Pé-de-Meia e alunos do 3º ano do ensino médio em escolas públicas.
O pedido deve ser feito exclusivamente pela página do participante do Enem, utilizando login no portal Gov.br, plataforma única de serviços digitais do governo federal.
A prorrogação do prazo também se aplica à apresentação de justificativas de ausência no Enem 2024. Quem faltou aos dois dias do exame naquele ano precisa justificar a ausência caso deseje solicitar isenção para a edição de 2025.
As datas relativas aos recursos e à divulgação dos resultados sobre os pedidos de isenção e justificativas permanecem inalteradas. O resultado da análise dos pedidos será divulgado no dia 12 de maio. Candidatos que tiverem o pedido negado poderão entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio. A resposta final será publicada em 22 de maio.
Vale lembrar que a aprovação da isenção da taxa não garante a inscrição no exame. O Inep reforça que, mesmo com a gratuidade, os interessados deverão se inscrever no Enem 2025 dentro do prazo que será divulgado em edital futuro pelo MEC.
Com informações da Agência Brasil