Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - ONDE VOCE FICA BEM INFORMADO!!

Buscar  
Brasil

Estação República do Metrô de São Paulo recebe exposição sobre Luiz Gonzaga

Publicada em 20/08/2025 às 14:52hRedeGN

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Estação República do Metrô de São Paulo recebe exposição sobre Luiz Gonzaga

O cantor e compositor Luiz Gonzaga é homenageado pelo Projeto Centenários em uma exposição interativa na Estação República, da Linha 4-Amarela. A partir desta quarta-feira (20). Quem passar por lá verá o espaço transformado em uma celebração da brasilidade em sua essência e riqueza da diversidade cultural do nosso país.

 

A mostra é regada a música e elementos da cultura nordestina que valoriza e celebra a trajetória e a influência do coroado Rei do Baião com uma trilha da trajetória e da influência de um dos maiores nomes da música popular brasileira.

 

A programação também inclui um tour guiado com os curadores da exposição, Isa Ferraz, Marcos Ferraz e Paulo Vanderley Tomaz, que apresentaram ao público detalhes sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga, além de curiosidades sobre a montagem da mostra. O mezanino da Estação República foi transformado em um autêntico 'arraiá' com cores, sons e sabores típicos das tradicionais festas de São João

 

Segundo a Motiva, organizadora da exposição, o convite é para que os clientes da ViaQuatro experimentem a sonoridade e o legado do artista em diversos ambientes da Estação República com espaços criativos e sensoriais. As Escadas que Cantam trazem adesivos com títulos de músicas famosas, como Assum Preto e Asa Branca. Já a tradicional Vitrine do Baião reúne instrumentos típicos, sanfona, triângulo e zabumba, além de rádios antigos e roupas características, como chapéu de couro e gibão, recriando o universo do artista.

 

As portas das plataformas são decoradas com fotografias de casas e paisagens do sertão nordestino, proporcionando uma imersão visual que transporta os visitantes para o universo das letras do cantor. Um painel horizontal apresenta a linha do tempo da vida de Gonzaga, exibindo fotos, ilustrações e documentos históricos de jornais, revistas e registros visuais que contextualizam a sua trajetória pessoal e artística.

 

As pilastras da estação também revelam curiosidades e histórias pouco conhecidas do artista em Causos de Gonzaga, enquanto a Vitrine de Discos exibe exemplares originais da discografia do cantor. Na área Luiz Gonzaga Xaxando, vídeos icônicos são projetados em telas de LED com fones individuais e acesso via QR Code. O público também pode conferir frases marcantes e trechos de músicas no painel “Palavras que Sussurram Memórias” e acessar playlists temáticas por meio de QR Codes distribuídos ao longo da estação.

 

Segundo a presidente do Instituto Motiva, Renata Ruggiero, a homenagem reforça o compromisso do instituto de democratizar o acesso à cultura, aproximando o público das diferentes formas de arte que enriquecem o patrimônio cultural brasileiro e inspiram as próximas gerações.

 

“Luiz Gonzaga é um ícone da brasilidade e sua obra revela a alma e a diversidade cultural do nosso país. Como quinto homenageado do Projeto Centenários, celebramos não só seu talento, mas também as tradições nordestinas que ele trouxe para o Brasil e o mundo”, disse.

 

Luiz Gonzaga nasceu em 1912, na cidade de Exu, em Pernambuco, e ficou conhecido por popularizar ritmos nordestinos, como baião, xote e forró, com sua sanfona e voz marcante. Além disso, foi fundamental para levar a cultura do Nordeste a todo o país, fortalecendo a identidade regional e influenciando diversas gerações de artistas.

 

Pelas redes sociais Daniel Gonzaga postou:

Gonzagão agora é estação obrigatória a caminho da Luz.

 

Estivemos hoje na estação da Luz em um evento da @viaquatrosp aonde foi anunciado a permanência por um ano de uma exposição (que faz parte de um projeto chamado “Centenários”) gratuita sobre Luiz Gonzaga.

 

Achei uma iniciativa criativa e um jeito objetivo de levar cultura gratuita e de qualidade para os espaços públicos. Ocupa-los.

 

Lembrei de Cláudio Baltar: Ver a cidade. 

 

Transportem-se até lá e acessem o material que está por lá exposto. 

 

A ação atinge outros artistas, como por exemplo Cecília Meirelles, na estação próxima.

 

Ouvi dizer que outros estão a caminho.

 

Se está nas mãos do @paulovanderley_ e da @isagrinspum já tem o caminho certo.

 

Eu sou a favor de cultura em espaços públicos. E você?

 

É a favor de arte no metrô?

 

Só a arte e a cultura combatem o fascismo

 

Por RedeGN




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Publicidade Lateral
CRUZETA
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 22152801

Usuários Online: 1

Parceiros
Sertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2026 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD