Quarta-feira, 19 de Junho de 2019

Buscar  
Brasil

Publicada em 11/01/19 às 09:27h - 81 visualizações
Notícia de que Bolsonaro cobrou dívida da Globo de R$ 358 mi é falsa

MSN


 (Foto: Portal Serrita)

É falsa a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro autorizou a “execução da dívida da Globo de R$ 358 milhões de impostos sonegados”. O site Primeiro Governo publicou a informação, que ganhou tração nas redes sociais e foi amplamente divulgada nesta semana.


O texto diz que Bolsonaro publicou no Diário Oficial da União de 3ª feira (8.jan.2019) autorização para que a Receita Federal cobrasse tributos sonegados em 2002 pelo Grupo Globo. Não houve nenhuma medida do Executivo em relação ao tema.


O Poder360 entrou em contato com a PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) que confirmou a falsidade da notícia.


“A notícia divulgada não tem procedência e não houve publicação de ato no Diário Oficial da União neste sentido”, informou PGFN em nota

A Globo aparece uma única vez no Diário Oficial, em 8 de janeiro, mas em relação a 1 contrato do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) com a Editora Globo Livros para a “aquisição de obras literárias para atendimento ao Programa Nacional do Livro Didático.”


Também não há qualquer referência a uma suposta dívida da TV Globo nem do Grupo Globo nas edições do Diário Oficial publicadas desde que Bolsonaro assumiu o governo, em 1º de janeiro de 2018.


A informação foi difundida em grupos pró-Bolsonaro no Facebook. Até a tarde desta 5ª feira (10.jan.2019), o texto registrou 351.000 interações na rede social, sendo 246 mil reações, 66 compartilhamentos e 39 mil comentário

Por meio de uma busca no Google com as palavras chaves “Globo” “358 milhões” e “Impostos” foi possível descobrir que a informação que deu origem ao post enganoso é antiga.


Um texto publicado em julho de 2014 no site Brasil 247 usa 1 título similar ao que viralizou essa semana: “GLOBO DEVE R$ 358 MILHÕES EM IMPOSTOS, MOSTRA FISCO”. No entanto, é usado em outro contexto.


O texto do Brasil 247 se baseia num relatório publicado no site O Cafezinho em 14 de julho de 2014. O documento mostra que houve 1 processo administrativo na Receita Federal que envolvia a compra de direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002 pela TV Globo.


Em 11 de maio de 2015, a própria Globo informou que os débitos referentes à dívida foram pagos, com a ajuda de 1 programa de refinanciamento de dívidas



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
Hora Certa

Estatísticas
Visitas: 15145368 Usuários Online: 332


Publicidade Lateral
Associado AblogPE



Giro de Notícias

Fan Page

Parceiros

WWW.PORTALSERRITA.COM.BR OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!
Copyright (c) 2019 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados