Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Brasil

Bolsonaro sanciona lei que institui auxílio-gás; saiba quem vai receber

Publicada em 23/11/2021 às 08:41h - 42 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Bolsonaro sanciona lei que institui auxílio-gás; saiba quem vai receber

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou o projeto de lei que cria o auxílio-gás no valor de 50% do preço médio do botijão de cozinha de 13 kg. O benefício, batizado pelo governo de Gás dos Brasileiros, foi criado para diminuir o efeito da alta do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda.

 

Eis a íntegra da sanção presidencial publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União (DOU).

 

O pagamento de, no mínimo, 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg será feito bimestralmente. Hoje, o benefício estaria em cerca de R$ 50.

 

O valor será calculado considerando os preços estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos últimos 6 meses.

 

Poderão receber o auxílio-gás as famílias:

  • inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;
  • que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o benefício de prestação continuada da assistência social (BPC), pago, por exemplo, a pessoas com deficiência.
  • O valor será custeado por fontes variadas, como royalties do petróleo, dividendos pagos pela Petrobras à União e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).
  •  

SEM DESTINAÇÃO ESPECÍFICA

Como será pago em dinheiro, sem uma espécie de vale, na prática, o auxílio aprovado pode não ser usado pelas famílias para a compra do gás de cozinha.

 

Para o relator do projeto na Câmara, o deputado federal Cristino Aureo (PP-RJ), não seria possível para o governo federal operacionalizar um crédito ?carimbado?. ?O que está no projeto, e espero que o governo respeite, é que é uma transferência que precisa ser apartada do Bolsa Família ou qualquer outro auxílio. Algumas pessoas dizem: ?Ah, mas a família pode misturar isso no orçamento?. Isso vai ser uma escolha da família. Mas o governo vai direcionar o pagamento para o gás?, disse o deputado.

 

A ausência de destinação específica é uma crítica que já vinha sendo feita pelo setor de GLP. Para Sergio Bandeira de Mello, presidente do Sindigás, é legítimo que as famílias decidam o que fazer com o dinheiro, mas essa falta de obrigatoriedade na forma como o recurso será utilizado pode fazer com que o projeto não cumpra o seu papel principal




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21594033

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD