Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Brasil

Miséria e pobreza avançam no Brasil, apontam consultorias

Publicada em 26/04/2022 às 09:53h - 31 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Miséria e pobreza avançam no Brasil, apontam consultorias

Estudos feitos pela Tendência Consultorias e MB Associados apontaram o aumento da pobreza e da miséria no Brasil. À pesquisa da Tendência demonstrou que mais da metade da população está nas classes D e E, com no máximo R$ 2,9 mil de renda domiciliar. A percepção da pobreza piorou de 2021 para 2022 em 14 das 15 capitais avaliadas pela MB.

 

O prognóstico de curto prazo também é negativo, pois a retomada econômica tende a favorecer primeiro as classes mais altas da população, que são apenas 2,8% do país, enquanto a mobilidade de renda de 50,7% das classes D e E deve ser reduzida nos próximos anos.

 

As capitais com o pior desempenho foram Salvador, Recife e Aracaju. Os melhores índices estão em capitais de estados mais industrializados, porém com indicativos que pioraram durante o ano. Apesar do desemprego mais baixo, Curitiba e Porto Alegre, as melhores do país, tiveram a percepção da miséria aumentada por conta da subida da inflação.

 

A população menos favorecida é diretamente afetada pelas políticas e programas sociais, enquanto a classe média está mais dependente de seu salário, sendo apenas os mais ricos que podem contar com maior participação de outras fontes de renda, tais como juros, lucros e aluguel. Com a alta da taxa básica de juros da economia, a Selic, a renda dos domicílios da Classe A deve ser beneficiada.

 

A Tendência Consultorias considerou a atual política com relação ao salário mínimo, de correção apenas pela inflação, até 2026 para formular as projeções, sendo que a partir de 2027 passou a levar em consideração, além do reajuste inflacionário, o crescimento do PIB per capta. Como o salário mínimo é uma referência até mesmo para aqueles que não possuem emprego formal, foi possível aferir as projeções econômicas e sociais dos próximos anos.

 

Quando calculado o quanto os itens essenciais pesaram no bolso das família, ficou claro o impacto da desigualdade. Enquanto os mais ricos utilizavam 48,6% dos ganhos para os itens essenciais, a classe média alta utilizava 61,5%, a classe média baixa, 71,2%, e os mais pobres, 78,6%.

 

O estudo ainda mostrou que as vendas no varejo em regiões mais assistidas pelas medidas de proteção social, com destaque para o Norte, tiveram um crescimento com o Auxílio Brasil. Acompanhando essa tendência, as vendas de primeira necessidade, como os produtos de supermercados e farmácias, devem crescer.

 

No entanto, o ano de 2022 deve ser marcado pela incerteza econômica, o que impõe riscos ao cenário do consumo. Isso se deve tanto aos acontecimentos internos, com destaque à eleição presidencial, como externos, com o contexto da pandemia e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

 

O estudo da MB associados mostrou ainda que a percepção da miséria cresceu em quase todas as capitais contempladas na pesquisa. O índice leva em consideração aspectos como a taxa de desemprego e a inflação.

 

Os resultados apontaram especialmente para a perda do poder de compra da população, o que prejudicaria a retomada econômica, com o mercado interno não se mantendo aquecido.

 

A média dos índices de percepção da pobreza no Brasil está em 22,6 pontos, superior ao registrado no mesmo período do ano passado

 

Folha de S.Paulo

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21592831

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD