Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Brasil

Estudantes mais pobres aprenderam a metade do que colegas na escola durante pandemia, diz estudo

Publicada em 20/12/2022 às 14:37h - 9 visualizações Rede GN

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Estudantes mais pobres aprenderam a metade do que colegas na escola durante pandemia, diz estudo

Estudo obtido com exclusividade pelo O Globo aponta que a educação pós-pandemia a ser encarada a partir de 2023 é mais desigual, tem menores índices de aprendizagem e mais crianças e adolescentes fora da escola.

 

O trabalho “Impactos da pandemia na educação brasileira” foi encomendado a dois pesquisadores da UFRJ pela associação D3e e pela Fundação Lemann.

 

Entre as principais descobertas, estão o fato de que a perda de aprendizagem foi de 4 a 10 meses, dependendo da etapa escolar; de que crianças de nível socioeconômico baixo aprenderam apenas a metade de seus pares em melhor condição; e de que a taxa de matrícula caiu abaixo de 2017 entre crianças de zero e 14 anos. São pelo menos cinco antes do retrocesso na evasão escolar.

 

Na faixa entre 4 e 5 anos, a proporção de alunos matriculados caiu de 86,9% em 2019 para 82,2% em 2021. Em 2017, era de 85,9%. Esta é uma etapa de ensino obrigatória, em que os alunos já começam a se preparar para a alfabetização no começo do ensino fundamental.

 

— A meu ver, todos os dados que temos hoje de abandono escolar estão subdimensionados. Em 2023, teremos um cenário mais claro de quantas crianças estão fora da escola, com o Censo Escolar e o Censo do IBGE — afirma a coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da UFRJ, Mariane Koslinski, que assina o estudo com o pesquisador Tiago Bartholo.

 

Ainda segundo o estudo, o Ministério da Educação precisa “assumir um papel de protagonismo na elaboração e na implementação de um plano nacional de recuperação, com aportes adicionais de recursos para guiar e apoiar as ações de gestores públicos estaduais e municipais da área de educação”

 

O GLOBO Foto Agencia Brasil

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21594127

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD