Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Brasil

Verão começa nesta quarta-feira com previsão de chuva acima da média

Publicada em 21/12/2022 às 09:48h - 14 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Verão começa nesta quarta-feira com previsão de chuva acima da média

O verão começa oficialmente no Brasil nesta quarta-feira (21), às 18h48 do horário de Brasília, e a promessa é a de que a estação mais quente do ano tenha precipitação acima da média histórica em grande parte das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

 

No Sudeste, a previsão para os próximos três meses é de totais acumulados acima da média no Espírito Santo, na região do Triângulo Mineiro e metropolitana de Belo Horizonte, e no oeste e leste de São Paulo, segundo o Inmet.

 

O verão é caracterizado pela elevação da temperatura em todo país em função da posição relativa da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo.

 

Com isso, há condições favoráveis à chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.

 

Nessa estação, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 mm, ainda de acordo com o Inmet.

 

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas neste período são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto que no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas.

 

Em média, os maiores volumes de precipitação podem ser observados sobre as regiões Norte e Centro-Oeste, com totais na faixa entre 700 e 1100 mm.

 

Importância das chuvas

Os meteorologistas destacam a importância do verão no Brasil, com suas características climáticas, com grandes volumes de precipitação, para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.

 

Previsão para o verão 2023 em cada região

O Inmet realiza um prognóstico climático para o período de janeiro, fevereiro e março de 2023 para cada região do país.

 

No Norte, a previsão é de chuvas acima da média principalmente na área norte da região, devido à atuação do fenômeno La Niña e ao padrão de águas mais aquecidas próximo à costa.

 

Já no sul do Amazonas e do Tocantins, além do sudoeste do Pará, a previsão é de chuvas ligeiramente abaixo da média durante o trimestre.

 

A temperatura média do ar deverá prevalecer próxima às condições climáticas esperadas para o período, exceto em algumas partes do Tocantins e sudeste do Pará, com temperaturas ligeiramente acima da média.

 

No Nordeste, o predomínio de chuvas acima da média na região está associado aos impactos da La Niña e ao padrão de águas ligeiramente mais aquecidas próximas à costa nordestina.

 

Em áreas da Bahia, Sergipe e Alagoas existe a probabilidade de ocorrer chuvas ligeiramente abaixo da média.

 

Já a  temperatura do ar deve predominar próxima e acima da média histórica em grande parte da região nos próximos meses, exceto no norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, onde as temperaturas poderão ser ligeiramente abaixo da média, devido à dias consecutivos com chuva.

 

No Centro-Oeste, apenas no sul do Mato Grosso do Sul, no norte do Mato Grosso e no oeste de Goiás está previsto totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.

 

Quanto às temperaturas, a previsão indica que devem ser próximas e ligeiramente acima da média climatológica na região.

 

Para o Sudeste, as previsões indicam que as temperaturas devem ser próximas e ligeiramente acima da climatologia nos próximos meses.

 

No Sul, a previsão indica maior probabilidade de chuvas próximas e abaixo da climatologia em toda a região, em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode causar. As temperaturas serão próximas à climatologia e ligeiramente acima da média na região

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21594110

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD