Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Brasil

Entenda a nova mudança em placas de veículos no modelo Mercosul em discussão no Senado

Publicada em 23/09/2023 às 15:06hBlog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Entenda a nova mudança em placas de veículos no modelo Mercosul em discussão no Senado

Desde a implantação das placas de veículos com o padrão do Mercosul, em 2020, o modelo sofreu diversas alterações. Uma nova mudança proposta pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) prevê a volta do nome do município e do estado nas identificações. O assunto está em discussão na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

 

O modelo foi adotado pelo Brasil em 2018, mas só passou a ser obrigatório para novos emplacamentos em 2020. Com diversas resoluções criadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as placas sofreram alterações como a retirada do brasão dos estados e alguns itens de segurança.

 

Pouco depois da implantação oficial das placas, o Brasil já contava com quase 5 milhões de veículos emplacados com o modelo Mercosul. No Distrito Federal, por exemplo, pouco mais de 500 mil veículos são emplacados com o novo modelo, o que corresponde a 26% da frota.

 

Esclareça as principais dúvidas sobre o tema:

Segundo o projeto, a mudança será exigida para emplacamentos ocorridos 365 dias após a publicação da lei.

 

Quando a nova placa foi implementada, em 2020, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu que o modelo fosse obrigatório apenas para o emplacamento de novos veículos, em casos de substituição da placa em decorrência de roubo ou dano, mudança de município, unidade federativa ou categoria do veículo, e também quando há necessidade de instalação de uma segunda placa.

 

Diferente do padrão anterior, as placas do Mercosul estabelecem algumas mudanças nas cores das placas. Como é o caso de veículos diplomáticos, que eram azuis e, agora, passam a ter caracteres dourados.

 

Apesar da mudança na disposição dos números e letras, a placa do Mercosul manteve o padrão de sete caracteres na placa. Entretanto, o modelo estabelece quatro letras e três números, e não mais três letras e quatro números.

 

De acordo com a resolução 719/2018 do Contran, os números das placas antigas foram convertidos para letras no modelo atual. Na regra de conversão, o número zero é equivalente a letra A, o 1 refere-se ao B, e assim por diante. Dessa forma, um veículo com a placa a ABC-1234 tem equivalência a ABC-1C34 no padrão Mercosul.

 

Com a adoção da placa Mercosul, brasileiros podem circular com mais facilidade nos países pertencentes ao bloco, sem a necessidade de uma autorização prévia. Outra justificativa é a inibição de falsificações e a facilidade na fiscalização das fronteiras.

 

O modelo atual também é integrado com itens de segurança, como o QR Code, que segundo o Ministério das Cidades, ajuda na rastreabilidade. Diferente do modelo antigo, as placas do bloco tem um fundo branco para permitir “melhor visualização e leitura pela fiscalização eletrônica”.

 

Ainda de acordo com o Ministério das Cidades, o número de combinações possíveis também foi alterado, passando de aproximadamente 175 milhões de possibilidades para 450 milhões, o que pode valer por cerca de 100 anos.

 

Inicialmente, o Brasil seria o único país do Mercosul a implementar o brasão dos estados e municípios nas placas de veículos. Entretanto, em 2018 o Ministério das Cidades decidiu retirar os emblemas por considerar que eles poderiam causar um custo extra aos motoristas que mudassem de estado. O emplacamento tem preço estabelecido pelo mercado, no Distrito Federal, por exemplo, o par custa em média R$ 170.

 

Em cada país, a sequência de números e letras segue uma combinação diferente. Na Argentina e Venezuela, por exemplo, o padrão segue no formato “AB 123 CD”, a fim de evitar a formação de palavras. Já no Paraguai, a combinação é formada por “ABCD 123”. O Uruguai, primeiro país a adotar o modelo, seguiu com o padrão “ABC 1234”.

 

No Brasil, a primeira resolução do Contran sobre o tema determinou que os carros seguissem o formato “ABC1D23” e as motos “ABC12D3″, além do brasão dos estados. Ambos não estavam previstos na proposta do Mercosul.

 

Segundo especialistas, caso a mudança das placas seja aprovada, não haveria impacto nas placas dos outros países do bloco e nenhum acordo com o Mercosul seria quebrado.

 

Para o especialista em trânsito Paulo César Lourenço, a falta de um item de identificação dos estados faz com que a Polícia Rodoviária Federal e a PM percam uma ferramenta de inspeção visual na triagem dos veículos.

 

Ainda segundo Lourenço, a atual resolução de placas do Mercosul, feita pelo Contran, removeu alguns itens de segurança, como a faixa holográfica e o lacre de segurança, mantendo o QR Code e a marca d’água. O especialista explicou que o código implantado nas placas não é um item de segurança, mas um elemento de rastreabilidade.

 

“Outros itens, como o lacre, chip e fita holográfica foram removidos das placas, fazendo com que a placa adotada no Brasil seja a menos segura entre os países membros. O número de veículos clonados que possuem placas do modelo Mercosul vem subindo exponencialmente, pois atualmente a placa possui apenas elementos gráficos e não itens de segurança”, disse

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21859107

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2025 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD