Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Nordeste

Falta de chuva coloca em alerta setores públicos e privados em diversas localidades do Nordeste

Publicada em 08/01/2025 às 14:52h - 12 visualizações RedeGN

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Falta de chuva coloca em alerta setores públicos e privados em diversas localidades do Nordeste

Um novo ciclo de estiagem colocou em alerta setores públicos e privados em diversas localidades do Nordeste. Resultado da combinação do fenômeno El Niño com a mudança climática e ações antrópicas, como queimadas, a seca intensificada pode comprometer a economia regional em sua melhor temporada: as férias de verão.  

 

A chegada de turistas à região, em busca das praias paradisíacas, aumenta a pressão sobre os sistemas de abastecimento de água. Em destinos como Porto de Galinhas, cada vez mais adensado pela exploração imobiliária, a situação é crítica, com registros de falta d’água já durante o feriado do Réveillon. As barragens Bita e Utinga, que atendem o Litoral Sul e adjacências, estão em estado de pré-colapso, com apenas 13% e 13,8% de seus volumes, respectivamente.  

 

Como mostrou reportagem do portal Movimento Econômico, a crise hídrica não afeta apenas Pernambuco, cujas medidas tardias foram anunciadas no último dia 30 de dezembro. Dados do último boletim publicado pelo Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas (ANA), mostram que houve avanço da seca moderada também no Maranhão, Alagoas e Sergipe. No nordeste da Bahia, a situação é ainda pior, com aumento significativo da área afetada por seca grave

 

No Ceará, registrou-se avanço da seca fraca no norte e da seca moderada no centro e sul do estado. Em Sergipe, onde a seca moderada evoluiu para grave, o abastecimento de água está comprometido, especialmente no Sertão e no Agreste.  

 

Em Alagoas, as cidades mais afetadas são Belo Monte, Olho d’Água Grande, Porto Real do Colégio e São Brás. Lá, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) executa o Programa Mais Águas Alagoas, que prevê investimentos de R$ 6 bilhões para garantir segurança hídrica e combater a intermitência no abastecimento de água. Especialistas alertam para a necessidade de preservação das nascentes, com atenção especial às matas ciliares.  

 

 

Folha Pernambuco Foto Agencia Brasil




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21779716

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2025 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD