Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018

Buscar  
Nordeste

Publicada em 08/11/18 às 10:26h - 45 visualizações
Cenário de chuvas no Rio São Francisco é confortável depois de cinco anos, apontam órgãos fiscalizadores

Blog do Carlos Britto


 (Foto: Portal Serrita)

O cenário do Rio São Francisco, não apenas para esse final de ano mas também para 2019, é mais confortável que em períodos anteriores. A informação foi transmitida esta semana, durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), com o objetivo de analisar as condições hidrológicas da bacia, e transmitida por videoconferência. O motivo principal está no registro de chuvas nos últimos dias, o que pode tornar possível aplicar uma nova medida que aumenta a vazão defluente mínima.


Durante a reunião, a equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou informações sobre os índices pluviométricos da bacia do São Francisco. De acordo com os dados apresentados, a estimativa de chuvas é de 71 milímetros (mm) até a próxima semana. A verificação aponta que não deve ser uma chuva homogênea, porém, contínua.


Para o reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, a previsão é de uma precipitação de 95 mm e uma vazão afluente superior a 300 mm na bacia como um todo. A vazão da bacia permanece abaixo da média, levando em consideração a comparação com os últimos cinco anos, mas numa situação mais confortável que em outros anos. Para os próximos meses, a previsão é que permaneça abaixo do esperado, mesmo com chuvas constantes.


Defluência

A equipe do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também apresentou informações. Com relação à defluência dos reservatórios, o ONS defende a premissa de uma descarga de água de 730 m³/s em Sobradinho e em 605 m³/s em Xingó, Alagoas. A equipe técnica do órgão informa, ainda, que o armazenamento em Três Marias aponta para 35,5% do volume útil e média de 23% em Sobradinho e Itaparica (PE). Esse cenário permite, segundo o ONS, a prática de defluência de 700 m³/s em Sobradinho no mês de dezembro e de 800 m³/s em janeiro.


O superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, informou que estudo promovido pela agência federal aponta que os níveis atuais dos reservatórios sejam superados, chegando a dezembro num limite mínimo acima do acertado e com condição muito melhor que nos últimos anos. “Em comparação com outubro do ano passado, Sobradinho estava com pouco mais de 5%”, lembrou ele. “Pela primeira vez, desde 2013, os reservatórios apresentam índices acima do patamar crítico”, completou Gondim, num indicativo de que poderá entrar em vigor a nova resolução da ANA, a qual estabelece novos limites mínimos de vazão do rio. (Fonte: Ascom CBHSF)




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Hora Certa

Roteiro Caminhão do Lixo
  • Rota Caminhão do Lixo Serrita

    Fone:

        QUARTA-FEIRA SEXTA-FEIRA MANHÃ MANHÃ SAIDA COMPESA ATÉ A RUA DOM AVE...

    veja mais...

Publicidade Lateral
TV Portal

Associado AblogPE



Estatísticas
Visitas: 13257627 Usuários Online: 447


Fan Page

Parceiros

WWW.PORTALSERRITA.COM.BR OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!
Copyright (c) 2018 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados