Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Não há previsão para vacina contra dengue chegar a Pernambuco

Publicada em 18/02/2024 às 19:30h - 4 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Não há previsão para vacina contra dengue chegar a Pernambuco

Após anos de testes e com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias (Conitec), a vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Denominado Qdenga, o imunizante produzido pelo laboratório japonês Takeda começou a ser distribuído neste mês e, de acordo com o Ministério da Saúde, até dezembro de 2024, pelo menos 6,2 milhões de doses devem ser aplicadas em todo o país.

 

Contudo, devido a capacidade restrita do laboratório em produzir o imunizante em larga escala, o Ministério da Saúde resolveu montar um esquema de distribuição que prioriza os estados e municípios do país que possuem uma maior incidência de transmissão do vírus, além da faixa etária com maior risco de agravamento da doença – pessoas de 10 a 14 anos.

 

Devido a esta decisão, neste primeiro momento, Pernambuco ficou de fora da lista dos estados contemplados pelo Ministério da Saúde e ainda não há previsão de quando as doses serão disponibilizadas. “A Coordenação Estadual de Imunização informa que Pernambuco não foi contemplado com o Plano de Vacinação contra a dengue. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), diante da capacidade limitada de produção de vacinas pelo laboratório, foi necessário definir critérios para estratégia de vacinação em conjunto com Conass e Conasems, órgãos representantes de estados e municípios”, afirmou a secretaria estadual de Saúde por meio de nota enviada à reportagem.

 

A Secretaria de Saúde informou ainda que, em 2023, Pernambuco registrou uma diminuição de 42,5% nos casos de dengue em comparação ao ano anterior, com o registro de 8.910 casos prováveis – confirmados e em investigação, 54 casos graves da doença e três mortes confirmadas nos municípios de Limoeiro, Petrolina e Recife.

 

Na primeira etapa da distribuição, as doses foram enviadas para os estados de Goiás, Bahia, Acre, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo, Maranhão e o Distrito Federal.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a princípio o público vacinado será menor porque a Qdenga necessita de duas aplicações em um intervalo de três meses para a imunização completa, com isso, o órgão definiu os seguintes critérios para a fase inicial da distribuição: o grupo prioritário para receber a vacina são pessoas de 10 a 14 anos por ser o grupo com maior taxa de internação; tiveram prioridade municípios com mais de 100 mil habitantes e com alto índice de transmissão de dengue tipo 2 (tipo de vírus que não induz uma boa resposta imune).

 

Ainda de acordo com Governo Federal, em 2024 o Brasil já registrou 90 mortes causadas pela dengue e 532.921 casos prováveis da doença. Outros 348 óbitos estão em investigação. Entre os estados com maior índice de infecção estão o Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Acre e Goiás

 

Blog PE Noticias




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21597194

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD