O Programa Pernambuco Artesão encerra o lançamento de suas Jornadas Criativas em Serra Talhada nesta sexta-feira (09), a partir das 9h, no Senac. Além dos artesãos da cidade, também estão convidados a participar do evento artesãos de Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante. Aqueles que quiserem embarcar numa jornada mais longa, com mentorias e consultorias gratuitas de 09 de junho a 1º de julho, podem se inscrever pelo site da ABPModa até o dia 09 de maio. Serão 20 vagas.
As Jornadas Criativas são uma das ações do Programa Pernambuco Artesão, que é realizado graças a convênio do Sebrae e do Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), que executa no Estado o Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE). Sete territórios pernambucanos, da Capital ao Sertão, estão contemplados nesta ação, que, além de Serra Talhada, já passou por Caruaru, Garanhuns, Recife, Goiana, Petrolina e Araripina.
Programação
Para estimular os artesãos a aprimorarem seus trabalhos e ampliarem as redes e os mercados, o evento de lançamento das Jornadas Criativas em Serra Talhada, no dia 09 de maio, vai promover a palestra “Artesanato: Da Produção ao Mercado”, ministrada por Dorotéia Naddeo (MG), especialista em gestão de projetos de artesanato, e também o debate “Artesanato e Desenvolvimento”, mediado por O Imaginário, laboratório de Design da UFPE que prepara o Estudo da Cadeia Produtiva do Artesanato, iniciado pela Adepe em 2023.
Já os 20 artesãos selecionados para participar de uma programação mais longa, que vai se estender de 09 de junho a 1º de julho, vão participar de mentorias coletivas e receber consultorias individuais, gratuitas, com a designer Marina Bittencourt, do Projeto Fio (RJ), e o comunicólogo Jackson Araújo, que é consultor criativo e pesquisa movimentos e expressões ligados à chamada Economia Afetiva.
“As Jornadas Criativas do Programa Pernambuco Artesão representam o que há de mais convergente entre os saberes e fazeres tradicionais e os princípios essenciais do design e do acesso ao mercado”, diz Roberto Meireles, diretor da ABPModa, que assina a curadoria desta ação. Para tanto, reforça, é criada “uma conexão sensível e respeitosa entre os consultores e os artesãos participantes, formando um ambiente propício para uma atividade geradora de valor”.
De acordo com o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, a instituição tem desenvolvido um trabalho contínuo com os artesãos do Estado, por meio de três eixos de atuação: gestão, inovação e acesso a mercado. “O Programa Pernambuco Artesão reúne todas essas ações, com o propósito de que os artesãos sejam bem-sucedidos como empreendedores. Nessa etapa de Jornadas Criativas, queremos capacitá-los e apoiá-los no desenvolvimento de novos produtos, para que eles se tornem mais competitivos”, afirma
Blog PE Noticias