Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019

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Pernambuco

Publicada em 26/12/18 às 21:38h - 139 visualizações
Novo sistema de agendamento para carteira de identidade já está funcionando em Pernambuco

Blog do Carlos Britto


 (Foto: Portal Serrita)

Os pernambucanos já podem acessar o novo sistema de agendamento para carteira de identidade, desenvolvido pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE) e coordenado pela Secretaria de Administração (SAD). Com ele será permitido um melhor controle dos agendamentos por parte da Secretaria de Defesa Social (SDS), através do Instituto Tavares Buril (IITB) – órgão responsável pela emissão das carteiras de identidade.


Segundo a secretária de Administração, Marília Lins, o novo sistema diminuirá o tempo de espera no agendamento para a execução de serviço presencial. “Também estamos contando com a consciência do cidadão, que deve ter o hábito de cancelar seu pedido sempre que não puder comparecer na data marcada”, frisou.


A expectativa é de que, a partir de fevereiro de 2019, também esteja disponível o agendamento na versão para smartphones e tablets do aplicativo PE Cidadão”, garante o presidente da ATI, Romero Guimarães.


O diretor do IITB, Pablo Carvalho, salienta que, além da agilidade, o usuário vai contar com um sistema mais seguro, o qual permitirá ampliar a oferta mensal de RGs de 50 mil para 65 mil.


Ainda no primeiro semestre de 2019, teremos mais um grande reforço. Entrará em funcionamento em Pernambuco o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS), totalmente digital e integrado ao Documento Nacional de Identificação (DNI). Com isso, teremos capacidade de emitir 100 mil RGs por mês, o dobro da capacidade atual. O documento de identificação é uma das maiores ferramentas de cidadania, e uma determinação do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, é que reduzamos todos os entraves no acesso a esse direito“, afirma.


Plataforma

Entre os produtos que integram a plataforma estão o Portal do Cidadão (portal web onde o cidadão poderá ter acesso a informações referentes aos serviços públicos estaduais) e o Sistema de Gestão do Atendimento Presencial – Implantado nos Expressos Cidadão, que realiza a gestão do fluxo de atendimento por meio de emissão de senhas, controles dos chamados, permitindo extrair indicadores como tempo médio de espera e tempo médio de atendimento. Para realizar o agendamento, bastar acessar o link do serviço


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