O aumento de 11,90% na conta de água não vai atingir os clientes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) cadastrados na tarifa social. Segundo a empresa, a suspensão do reajuste para esse público vai beneficiar 620 mil pessoas
De acordo com a companhia, têm direito a solicitar a tarifa social os
clientes com média de consumo de água de até 10 metros cúbicos, por seis
meses, e de energia elétrica de até 80kWh.
Por meio de nota divulgada nesta quarta (21), a Compesa informou que
solicitou a retirada dos clientes de tarifa social da lista de afetados
pelo aumento por causa da pandemia do novo coronavírus.
O pedido foi acatado pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), de acordo com a concessionária de saneamento.
Com isso, essa parcela da população permanecerá pagando R$ 9,44 pela
tarifa social. Ainda segundo a companhia, esses clientes foram
contemplados com a isenção do pagamento da conta, de março a setembro de
2020 e de março a maio deste ano.
O aumento da taxa pelos serviços de abastecimento de água e de coleta e
tratamento de esgotos sanitários prestados pela Compesa tem o objetivo
de compensar os efeitos da inflação do período de 1º de julho de 2020 a
30 de junho de 2021.
Em agosto de 2019, o reajuste na conta de água e esgoto foi de 6,72%.
Em abril de 2018, houve aumento provisório de 2,78%. Em fevereiro de
2017, a conta ficou 7,88% mais cara para os clientes do sistema
convencional.
Para pedir a tarifa social, o cliente deve ir a uma das lojas de
atendimento da Compesa. É preciso apresentar documento original e cópia
de CPF, identidade, conta Compesa, conta Celpe e comprovante de renda
(contracheque, benefício social, benefício previdenciário ou, conforme o
caso, laudo médico)
Em seguida, é preciso preencher e assinar o formulário “solicitação para cadastramento de tarifa social”.
Laudo social
O cliente deve comprovar que mora em imóvel com padrão compatível com a
renda familiar. Não pode ter comprovação de renda (contracheque,
benefício social ou benefício previdenciário).
Laudo médico