Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Festa do Morro da Conceição 2021 em Recife retorna com carreatas de abertura e encerramento

Publicada em 18/11/2021 às 08:57h - 49 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Festa do Morro da Conceição 2021 em Recife retorna com carreatas de abertura e encerramento

Com a redução no número de casos e mortes pela Covid-19 em Pernambuco nas últimas semanas, a Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que tem início em 28 de novembro e segue até o dia 8 de dezembro, retorna, em 2021, com as tradicionais procissões de abertura e encerramento do evento. Apesar disto, a bandeira da festa e imagem da santa voltam a transitar pelas vias do Recife agora em um novo formato, através de carreatas. Devido à pandemia, os cortejos foram suspensos na festividade do ano passado.

 

A carreata de abertura da ?Festa do Morro?, como popularmente é conhecido o evento, está prevista para ocorrer no próximo dia 28. É nessa ocasião que a bandeira da festividade será levada para percorrer as ruas do município. Quem quiser participar, pode comparecer à concentração, às 17h, no Parque Urbano da Macaxeira, na Zona Norte do Recife. A saída está programada para ocorrer às 18h com destino ao Santuário do Morro da Conceição, na mesma região, onde irá ocorrer a solene celebração de abertura, que contará com a presença do bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio, às 19h30.

 

Já no dia dedicado à Imaculada Conceição, 8 de dezembro, a carreata de encerramento com a imagem da santa se concentra às 15h na Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo, no Centro da cidade. A saída está prevista para ocorrer às 16h, em direção ao Morro da Conceição, onde será realizada a solene celebração de encerramento da festa. Na ocasião, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, será o presidente da cerimônia, que deve iniciar às 19h30.

 

Para o padre Pedro Luis dos Santos, reitor e pároco do santuário, a festa de 2021 chega com a intenção de unir as diferenças e afirmar que todos somos irmãos. ?Tivemos tempos muito difíceis. E para agravar ainda mais a realidade de polarização e violência, tivemos a pandemia da covid-19. Mas a partir da palavra de Deus, que diz que ?no mundo tereis tribulações?, e da presença de Jesus, que nos conforta e dá sentido à nossa existência que fazemos essa festa?, afirmou ele, que diz esperar entre 800 mil e 1 milhão de pessoas no dia 8 de dezembro.

 

Programação

Divulgada nesta quarta-feira (17), a programação da Festa do Morro, que este ano realiza sua 117ª edição e tem como tema ?Aos pés da Imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos? e o lema ?Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe?, traz celebrações que serão realizadas a partir do próximo domingo (21).

 

No primeiro dia da pré-festa, os fiéis podem comparecer, às 9h, à santa missa e bênção dos motoristas e taxistas. Já a partir do dia 25 de novembro, o evento dará início ao tríduo da festa, com a santa missa e adoração ao santíssimo sacramento, com a bênção dos amigos da festa, que ocorre às 19h.

 

Nos dias 26 e 27 de novembro, o tríduo continua com a santa missa e encontro das comunidades da paróquia do Morro e santa missa e louvor com a juventude do Morro da Conceição, respectivamente. Ambas as celebrações ocorrem às 19h.

 

A partir do dia 29 de novembro até 7 de dezembro, serão realizados oito momentos celebrativos: sete missas às 6h, 8h, 12h e 16h; novenas às 10h e 14h; momento Mariano às 18h; e novena solene às 19h30.

 

No dia 8 de dezembro, as tradicionais santas missas de 2h em 2h retornam à programação. No palco montado na praça em frente à torre da igreja, as celebrações terão início à meia-noite, seguindo às 2h, 4h, 6h, 10h, 12h e 14h. Já dentro do santuário, a primeira santa missa ocorre à 1h e as demais às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h 13h e 15h.

 

As celebrações religiosas serão transmitidas na íntegra pelo canal do YouTube do santuário do Morro da Conceição. Além disso, a TV Pai Eterno e a Rádio Olinda farão a cobertura das principais cerimônias.

 

Acesso

Poderão participar das missas em torno de 800 pessoas por celebração, sendo disponibilizados 480 lugares nos bancos da igreja e 320 lugares nas cadeiras distribuídas no santuário. Como na edição passada, haverá restrições aos acessos ao santuário da santa, com o objetivo de prevenir a covid-19. Com isso, voluntários e profissionais de segurança vão estar dispostos nas principais estradas da igreja para o controle e direcionamento das pessoas pelas dependências do local.

 

O acesso ao santuário será feito através da parte interna da igreja, área externa (torre) e pelas lojas, com duas entradas frontais. Já na saída, os fiéis podem se retirar pelas laterais próximas ao altar da igreja. O acesso à santa, por sua vez, será feito por meio das duas entradas laterais, com controle de pessoas para rápida visitação. A saída desses devotos, por trás da santa, irá garantir o acesso de outro grupo de fiéis.

 

As pessoas que quiserem acender velas devem entregá-las a voluntários capacitados para a higienização do objeto e posterior acendimento. Como opção, os devotos poderão doar as velas para a igreja. De acordo com a organização da festa, cerca de 840 voluntários, em sua maioria pessoas pertencentes a movimentos religiosos ligados à Arquidiocese de Olinda e Recife, além dos paroquianos do santuário, estão sendo capacitados por profissionais de saúde para melhor atender os fiéis que comparecerão ao evento durante os 11 dias de festividades.

 

Segurança

Para promover a segurança e prevenir acidentes, o evento irá contar com o auxílio das polícias Civil e Militar de Pernambuco, Corpo de Bombeiros, da Guarda  Municipal do Recife (GMR) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR) auxilia no apoio estrutural.

 

A organização do comércio fica a cargo da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) e o atendimento médico, através da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Também participam da execução dos serviços a Vigilância Sanitária do Recife (VISA), a Secretaria de Meio Ambiente, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa)




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21594030

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD