Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Professor e Poeta, Cicero Mendes desenvolve seu II Projeto Educacional em Escola Pública no Sertão do Pajeú

Publicada em 18/11/2021 às 20:29h - 153 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Professor e Poeta, Cicero Mendes desenvolve seu II Projeto Educacional em Escola Pública no Sertão do Pajeú

No mês em que completa 326 anos da morte do maior líder quilombola, Francisco Zumbi do Nascimento (Zumbi dos Palmares) que ocorreu no dia 20 de novembro de 1695, a Escola de Referência em Ensino Médio SOLIDÔNIO LEITE sediará o II CAFÉ FILÓSOFICO. O projeto de idealização do Prof. Cícero Mendes visa buscar métodos de convivência em meio tanta truculência que estamos vivenciando. O tema do projeto se mistura com os ideais filosóficos do momento: "IGUALDADE DE DIREITOS PARA TODOS! RACISMO, NÃO! ". Durante as aulas de filosofia no mês novembro cada turma abordará um tema onde será trabalhado e apresentado em sala e exposto no dia da culminância.

 

Palestras:

Racismo Sutil: Vamos repensar nossos vocábulos? -  Professor Adriano Barros;

 

Movimentos Sociais e os Territórios Quilombolas - Professora Givânia Maria;

 

Musicoterapia - Maestro Carlinhos Agra

 

O presente trabalho fora desenvolvido em conjunto com a equipe pedagógica e as turmas dos 1ºs, 2ºs e 3ºs Anos do Ensino Médio da referida escola, favorecendo espaço de convivência e debate no meio escolar, conforme conversas registradas/evidenciadas nos corredores  por aqueles que fazem o papel de protagonistas no chão da Escola, ou seja, professores, estudantes e funcionários em geral.

 

O que é Café Filosófico?

Café Filosófico é um movimento cultural no qual a manifestação de ideias e pensamentos podem ocorrer fora dos métodos tradicionais de ensino. Seu antecedente mais remoto é Sócrates, que concebia as conversas sobre temas filosóficos como método de ajuda para a reflexão sobre temas concretos.

 

Origem do Café Filosófico

 

O Café Filosófico, ou simplesmente "café-philo" deve-se ao filósofo Marc Sautet que, inspirado pelos trabalhos de Gerd Aschenbach em filosofia prática, começou a promover debates semanais com amigos e professores de filosofia nos fundos do Café desPhares, em Paris.

 

Sobre o idealizador do projeto!

Cícero Carlos Mendes (Cícero Mendes), é natural da cidade de Cedro - PE.

 

Graduado e Pós-Graduado em Filosofia, exerce o trabalho de professor desde 2004, ingressando em sua cidade natal como Professor de Filosofia, onde exerceu os cargos de Coordenador Pedagógico e Diretor da Escola Municipal Castro Alves.

 

Atuou como Técnico em Gestão Educacional do Estado de Pernambuco, Professor de Filosofia do Estado do Ceará, lotado nas Escolas Adauto Bezerra e Dr. Romão em Jardim-CE.

 

Professor de História da Escola Francisco Filgueira Sampaio e da Escola de Referência em Ensino Médio Desembargador João Paes, ambas em Serrita - PE.

 

Membro efetivo da ALESPE (Academia de Letras do Sertão Pernambucano), ocupando a cadeira de Nº 35.

 

É também um dos fundadores do Coral Aboios, do projeto Gibão Surrado, inscrito no CPC/PE (Cadastro de Produtores Culturais de Pernambuco) e tem desenvolvidos vários projetos culturais pelo Nordeste.

 

Estudante do curso de Biomedicina pela UNINASSAU.

 

Atualmente, professor de Filosofia, na EREM Solidônio Leite.

 

Serra Talhada - PE, novembro de 2021

 

 

II CAFÉ FILOSÓFICO

19 de novembro de 2021

 

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO SOLIDÔNIO LEITE

Serra Talhada - Pernambuco

Sertão do Alto Pajeú

Afogados da Ingazeira -PE




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Antonio Bezerra de Menezes

18/11/2021 - 22:13:21

Currículo rico e uma sabedoria de nível e respeito humano e categoria incomparál. Artista nato e um talento memorável...


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21594182

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD