Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Em Exu, cultura gonzagueana agora é disciplina em escola da rede estadual

Publicada em 28/02/2022 às 07:17h - 29 visualizações Blog do Roberto Gonçalves

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Em Exu, cultura gonzagueana agora é disciplina em escola da rede estadual

O eterno Rei do Baião Luiz Gonzaga, o mestre da sanfona, um dia deixou o seu pé de serra e embrenhou-se pelos emaranhados na busca de seu sonho. O que foi o começo de uma grande empreitada tornou-se uma desafiadora lição de vida e das vivências artísticas. Gonzaga, o maior ícone da cultura popular nordestina, também sonhava com os atos libertários da educação.

 

O professor Maiadson Vieira é um exemplo desses caminhantes da cultura que buscam na educação o desenvolvimento humano e a promoção de um futuro melhor para os seus educandos. Na Escola Estadual São Vicente de Paula (@esvpexu), o professor leciona a nova disciplina eletiva, ‘Cultura Gonzagueana’, para os alunos do 1° ano do Novo Ensino Médio – um fato histórico para a cidade do Gonzagão.

 

A disciplina almeja proporcionar aos educandos o conhecimento acerca da cultura e da história local, fundamentando-se na história do maior ícone Exuense, Luiz Gonzaga do Nascimento.

 

Iniciativas como esta eletiva proporcionam a manutenção da cultura e da história local, valorizando as temáticas abordadas na obra do pernambucano do século, gerando assim, o sentimento de pertencimento dos alunos para com a cultura e a história local, promovendo ainda a democratização cultural e uma educação cultural efetiva para os educandos“, revela o professor.

 

Nascido em Exu, Maiadson Vieira é um apaixonado conterrâneo de Luiz Gonzaga. Além disso, leciona há quase 10 anos, é produtor cultural e ainda poeta. Graduado em Letras, ministra as disciplinas de Língua Inglesa e Portuguesa, e ainda lhe sobra tempo para falar de cultura e poesia com seus alunos.

 

Colecionando inúmeros eventos culturais em seu currículo, orgulha-se em dizer que “aprendeu sobre cultura convivendo com mestres e mestras da cultura, e fazedores desta”.

 

De acordo com Maiadson, “apesar dos tempos difíceis para a cultura, com essa inserção da disciplina eletiva, se realiza um sonho gigante dos artistas, em ter o Luiz Gonzaga sendo ensinado na escola pública como uma disciplina. Apesar de ser uma disciplina eletiva, a mesma quebra os muros da escola e introduz em sala de aula o autêntico poder da cultura popular! Seu Lua não é mais um tema transversal, é o conteúdo principal da minha disciplina“.

 

Produção coletiva

O projeto em andamento prevê visitas ao Parque Aza Branca/Museu Gonzagão, museus orgânicos do Cariri Cearense e produções culturais e vivências com os próprios alunos. “Neste espaço sentimos a energia de Luiz Gonzaga. Os meus alunos recitaram uma produção minha pra começar com o pé direito nesse mundo da cultura e da poesia popular. Apesar dos pesares, seguimos bravamente resistindo! o projeto é um laboratório de edição de vídeo e roteirização, onde juntos, editamos com nossas próprias mãos o orgulho de sermos da terra de Luiz Gonzaga“, finaliza o educador. (Com a colaboração do jornalista Ney Vital/para o Blog do Carlos Britto)




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21591828

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD