Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita!

Buscar  
Pernambuco

Bonecos gigantes de Belém do São Francisco a um passo de virarem Patrimônio Cultural Imaterial de PE

Publicada em 05/03/2022 às 10:19h - 18 visualizações Blog do Carlos Britto

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Bonecos gigantes de Belém do São Francisco a um passo de virarem Patrimônio Cultural Imaterial de PE

Pelo menos quatro bens culturais de Pernambuco estão em processo de registro para que se tornem Patrimônios Culturais Imateriais do Estado. A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) deu início ao trâmite, com levantamentos sobre os Bonecos Gigantes de Belém de São Francisco (Zé Pereira e Vitalina), a Festa de Nossa Senhora do Carmo (Recife), a Produção Artesanal e Práticas Socioculturais Associadas à Manta da Carne de Bode e de Carneiro de Petrolina, e um estudo envolvendo o Bacamarte.

 

Os processos seguem para uma próxima etapa, a de Instrução Técnica, que consiste na elaboração de inventário sobre os respectivos bens culturais, articulação direta com pesquisadores, detentores e gestores públicos em fóruns e seminários, que vão discutir estratégias de salvaguarda adequadas.

 

Em dezembro de 2021 foram abertos os processos de Registro dos Bonecos Gigantes de Belém de São Francisco – Zé Pereira e Vitalina e da Festa de Nossa Senhora do Carmo, ambos requeridos pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).

 

Já em fevereiro último foram finalizados estudos que subsidiaram a abertura dos processos de registro da Produção Artesanal e Práticas Socioculturais Associadas à Manta da Carne de Bode e de Carneiro de Petrolina, também a partir de requerimento da Alepe, e do Bacamarte no Estado de Pernambuco, por meio de requerimento da Sociedade de Bacamarteiros do Cabo (Sobac) e da Associação de Bacamarteiros de Caruaru e Região.

 

Relatório

Após conclusão das pesquisas e composição dos dossiês, a próxima etapa será a elaboração de um relatório final pela Fundarpe, que deverá ser encaminhado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC) para deliberação final sobre o Registro nos respectivos Livros de Registro do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. (Fonte: Folha/PE)




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
Graduação Uniplan
ATEL TELECOM
Graduação Uniplan 02
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21208881

Usuários Online: 32

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESerrinha FMSite MisériaBlog Santa Cruz 24 hsPetrolina NewsBlog Paulo BenjeriAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de Serrita
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2022 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD