Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

TCU confirma desvio na educação de Pernambuco

Publicada em 01/04/2022 às 20:50h - 35 visualizações Blog do Roberto Gonçalves

Link da Notícia:
Compartilhe
   

TCU confirma desvio na educação de Pernambuco

O Governo de Pernambuco, através da Procuradoria Geral do Estado (PGE), tentou derrubar medida cautelar expedida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2021, mas não teve sucesso. A história começou quando, provocado pelo Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco e pelo Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) em 2021, o TCU expediu cautelar proibindo o Estado de Pernambuco continuar a desviar recursos da educação (25%) para o pagamento de aposentadorias e pensões do regime próprio de previdência.

 

Em 2020, o Congresso votou a emenda do Novo FUNDEB proibindo a prática, mas o TCE de Pernambuco, em julho de 2021, expediu uma resolução, permitindo que a gestão estadual do PSB continuasse a desviar os recursos da educação por mais três anos. Daí a primeira cautelar do TCU, em 2021, quando o órgão federal fez graves críticas ao TCE de Pernambuco por permitir o uso inconstitucional dos recursos pela gestão estadual do PSB.

 

A gestão estadual do PSB apresentou agravo contra a cautelar do TCU, tentando retomar o desvio dos recursos da educação. O recurso foi levado ao plenário do TCU e negado por unanimidade nesta quarta-feira (30). O relator foi o ministro Walton Alencar. Pesou para a negativa do recurso uma petição apresentada pelo MPCO, informando ao TCU que o Supremo Tribunal Federal (STF) tinha dado cautelar no mesmo sentido, na ADI 7030 proposta pela Procuradoria Geral da República no STF.

 

“Acerca do fumus boni juris e do periculum in mora, ressalto que, após a deliberação agravada, o STF, em 16/12/2021, concedeu medida liminar nos autos da ADI 7030/PE, de relatoria do E. Ministro Roberto Barroso”, informou o relator no TCU. O ministro do TCU também reclamou da insistência da gestão estadual do PSB em manter o uso indevido dos recursos. “O agravante insiste em alegar que o TCU não possui competência para atuar neste feito, afirmando que os recursos fiscalizados são exclusivamente estaduais”, criticou o relator no TCU. A gestão do PSB também tentou argumentar que a resolução do TCE de Pernambuco era mais importante que os recursos da educação, ao peticionar que é “inadequada a via eleita para contestar o mérito de resolução de tribunal de contas estadual”.

 

O Estado de Pernambuco, com o silêncio do sindicato dos professores, há mais de 20 anos usava recursos constitucionalmente vinculados da educação para pagamento de aposentadorias e pensões do regime próprio de previdência. Apenas em 2021, segundo fonte no Executivo, o desvio de recursos na educação previsto no orçamento passou de R$ 1,2 bilhão. Com a nova decisão do TCU (Acórdão 690/2022 – Plenário) continua proibido o desvio dos recursos da educação para pagar aposentados e pensionistas do regime próprio de previdência. Graças a atuação do MPF e MPCO, houve uma “sobra” orçamentária de mais de R$ 1 bilhão em recursos orçamentários para serem aplicados em educação. Com esta “sobra” em 2022, o governador Paulo Câmara pode conceder o aumento de 35% para os professores da rede estadual

 

Blog do Magno

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21595935

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD