Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Adagro prorroga vacinação contra febre aftosa

Primeira etapa de campanha segue até 10 de junho em todo o estado e visa imunizar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos

Publicada em 31/05/2022 às 08:20h - 25 visualizações Blog do Roberto Gonçalves

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Adagro prorroga vacinação contra febre aftosa

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), decidiu prorrogar até o dia 10 de junho a primeira etapa da Campanha de vacinação contra febre aftosa, que se encerraria em 31 de maio. Da mesma forma, o prazo para declaração da vacinação, que terminaria dia 15 de junho, também foi estendido em 10 dias, encerrando no dia 25 de junho.

 

A decisão foi tomada em decorrência das fortes chuvas que atingiram algumas regiões do estado na última semana de maio, na reta final da campanha. “Comunicamos o adiamento de imediato à Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Pernambuco (SFA – PE) para assegurar que os municípios atingidos não tenham a cobertura vacinal prejudicada”, esclarece o diretor de Defesa e Fiscalização Agropecuária da Adagro, Fernando Góes de Miranda.

 

 A meta é imunizar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos, totalizando cerca de 2.2 milhões de animais, e manter o status sanitário de área livre de aftosa com vacinação, conquistado por Pernambuco há nove anos. A vacina pode ser adquirida durante o período da campanha nas casas agropecuárias de todo o estado nas apresentações de 15 ou 50 doses.

 

A declaração é obrigatória e deve ser efetuada nos escritórios da Adagro ou pela internet, no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no portal www.adagro.pe.gov.br , onde também está disponível um tutorial de declaração on-line da vacinação.  O produtor que não vacinar ou não declarar está sujeito a multa e fica proibido de transitar com seu rebanho dentro e fora do estado. “Reforçamos que a febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus e que sua incidência em qualquer região gera embargos econômicos para o Brasil e consequente prejuízo financeiro aos produtores”, declara o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

 

Pernambuco não registra casos de febre aftosa há 23 anos e desde 2013 é área livre de aftosa com vacinação. O estado integra o bloco 3 que pleiteia o status de área livre sem vacina. Para tanto, é preciso manter a média de animais vacinados e propriedades trabalhadas acima de 90%, aumentar a vigilância epidemiológica, fortalecer o sistema de notificação com maior envolvimento da comunidade (produtores, iniciativa privada, entidades públicas e privadas) e implantar o Fundo privado de Arrecadação para Emergências.

 

Balanço da vacinação nas duas campanhas de 2021: Na primeira etapa foram vacinados 1.970.075 animais, dos quais 1.960.540 são bovinos e 9.535 bubalinos, atingindo uma cobertura de 93,66% do rebanho pernambucano. Na segunda etapa, quando apenas o rebanho de 0 a 24 meses recebe uma dose de reforço, Pernambuco garantiu a imunização de 633.850 bovinos e bubalinos, alcançando percentual de 94.84% de cobertura nesta faixa etária

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21594367

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD