Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Mapa da Nova Pobreza constrange Governo de Pernambuco e obriga fome a entrar na agenda dos candidatos

Publicada em 01/07/2022 às 08:51h - 15 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Mapa da Nova Pobreza constrange Governo de Pernambuco e obriga fome a entrar na agenda dos candidatos

Para um estado que na publicidade diz que está retomando a geração de emprego e melhorando a qualidade de vida dos pernambucanos a revelação da pesquisa da FGV Social de que a mudança da pobreza de 2019 a 2021 por Unidade da Federação em pontos percentuais na pandemia ocorreu em maior intensidade em Pernambuco (8,14 pontos percentuais) é uma ducha de água fria no discurso que o Governo do Estado deseja imprimir.

 

Pernambuco é um estado cuja economia busca se aproximar da Bahia quer tem o maior PIB do Nordeste e se distanciar do Ceará que vem em terceiro lugar. E desde 2021 o Governo do Estado tenta se apresentar com um estado saneado financeiramente com alta capacidade DCE investimento público e ser o maior gerador de empregos formal na Região.

 

Projeto Retomada fixa entre 2021 e 2022 um investimento público de R$ 5 bilhões com forte apelo no tema empregabilidade.

 

Mas os números de 2021 mostram o contrário e o mais grave a queda brutal do estado em gerar renda. Mas contra fatos não há argumentos. No município do Recife, o índice de pobreza chega a 11,4%, maior até mesmo que na Zona da Mata com 11.1%. Isso rebate diretamente no Prefeitura do Recife.

 

O estudo da FGV Social diz que Pernambuco, com 8,14% de taxa de crescimento da pobreza entre 2019 e 2021 tem quase o dobro do Brasil, bem mais que a Bahia (4,90%) e é duas vezes e meia do Ceará (3,785)

 

Isso não quer dizer os dois estados do Nordeste estão melhores nesse indicador. Quer dizer que Pernambuco está entre os piores do Brasil. E que sua economia no gera renda a despeito de um dos polos com maior capacidade de aplicações no mercado financeiro da Região.

 

No fundo o que o estudo diz é que aqui a pobreza aumentou e que metade dos pernambucanos está na miséria por que Pernambuco é do quarto com maior proporção de pobres com taxa de 50,32% abaixo do Maranhão (57,90%), Amazonas (51,42%) e Alagoas (50,36%). O Brasil tem media nesse indicador de 29,62%.

 

É pobre demais com renda de menos. Isso torna muito mais desafiadora a tarefa dos próximos gestores de Pernambuco e virou dever de casa de cada uma do possíveis candidatos ao governo a se debruçarem sobe os números para ver aonde estamos errando.

 

Naturalmente quem hoje está oposição atribui toda responsabilidade ao governador Paulo Câmara. É natural e previsível. Mas impõe um desafio maior às equipes do Governo do Estado em mergulhar para que a próxima gestão possa receber informações mais propositivas.

 

Do que menos Pernambuco precisa é de declaração periférica de candidato interessado em post de mídias sociais.

 

É necessário, portanto, ter antes de qualquer avaliação ter honestidade social e cívica para abordar a questão, afinal estamos falando de 4 milhões de pernambucanos abaixo da linha de pobreza.

 

O que estudo chama de Geografia Estadual da Pobreza desafia gestores a trabalhar no aspecto espacial na proporção dos pobres segundo conceito de renda per capita efetiva todas as fontes usando linha de R$ 497 mensais a preços do quarto trimestre de 2021.

 

E de focar na mudança de posição entre as 27 Unidades da Federação visando ter menores taxa de pobreza.

 

No fundo o objetivo de Pernambuco é ser Santa Catarina cujo índice é de 10,16% na pesquisa. Até porque a principal constatação é que Pernambuco não conseguiu avançar quando precisou atuar durante a pandemia.

 

Como é possível ver no trabalho liderado pelo pesquisador Fernando Nery o contingente de pessoas com renda domiciliar per capita até 497 reais mensais atingiu 62,9 milhões de brasileiros em 2021, cerca de 29,6% da população total do país.

 

Este número em 2021 corresponde 9,6 milhões a mais que 2019, ou quase um Portugal de novos pobres surgidos ao longo da pandemia. Ou o equivalente ao estado de Pernambuco.

 

Como diz o Nery, o objetivo desta pesquisa é avaliar o nível e a evolução espacial da pobreza durante os últimos anos no Brasil, usando os microdados da PNAD Continua Anual, recém disponibilizados pelo IBGE. O convite está feito!

 

O desafio dos próximos gestores é que a partir de 2023, Pernambuco possa obter ganhos efetivos que cheguem à sua população.

 

Pernambuco é o segundo estado no Nordeste com maior número de famílias inscritas no Programa Auxilio Brasil com 1.44.793. Perdendo perde apenas para a Bahia que tem 2.259.173 inscritos.

 

Não é razoável está nesse tipo de indicador na companhia estado com menor PIB regional. Entretanto é mais constrangedor é apresentar números abaixo de seis dos nove estados do Nordeste.

 

Tai um bom assunto para o Governo de Pernambuco anunciar um projeto de retomada

 

Por Fernando Castilho/JC

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21592557

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD