Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita!

Buscar  
Pernambuco

Secretaria de Saúde notifica primeiro caso suspeito de varíola dos macacos em Pernambuco

Publicada em 06/07/2022 às 20:29h - 4 visualizações Blog do Didi Galvão

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Secretaria de Saúde notifica primeiro caso suspeito de varíola dos macacos em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) foi notificada, nesta terça-feira (05/07), do primeiro caso suspeito de Monkeypox (varíola dos macacos) em Pernambuco. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 25 anos, residente da cidade de Guarulhos, em São Paulo. O jovem chegou a Pernambuco no dia 23/06 para visitar familiares na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

 

A investigação epidemiológica constatou que o paciente teve contato com estrangeiros (europeus) em uma comemoração no Estado onde reside. No último dia 30/06, ele começou a apresentar quadro de febre, adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço), erupção cutânea e linfogranuloma venéreo (linfonodos inchados na região genital e virilha) e buscou atendimento na AHF Brasil – Clínica do Homem Recife na última segunda-feira (04/07). A AHF é uma unidade especializada em prevenção, diagnóstico e tratamento de IST, com foco no público masculino, atuando em parceria com o Programa de IST/HIV/Aids, da SES-PE.

 

No serviço, foi realizado teste de triagem para detecção de sífilis, que apresentou resultado negativo, além da coleta de swab nasofaríngeo e esfregaço da lesão para análise e determinação de diagnóstico. As amostras coletadas serão encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox. O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) também realizará investigação para detecção de outras doenças (arboviroses, exantemáticas, enterovirus, vírus respiratórios clamídia e gonococo, por exemplo).

 

O paciente apresenta quadro de saúde considerado estável e foi colocado em isolamento domiciliar. A Secretaria também já realizou a notificação do caso ao Ministério da Saúde (MS) e monitora o caso junto à Secretaria Municipal de Saúde do Paulista, que está realizando o acompanhamento, coleta de exames complementares e a vigilância dos contatos próximos. Até o momento, nenhum familiar do paciente apresentou sintomas da doença.

 

No mês de junho, a Secretaria Estadual de Saúde emitiu nota técnica para os serviços de saúde sobre as diretrizes a serem adotadas para vigilância da Monkeypox no Estado, conforme documento: https://www.cievspe.com/informacoes-estrategicas

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
Graduação Uniplan
ATEL TELECOM
Graduação Uniplan 02
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21211671

Usuários Online: 195

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESerrinha FMSite MisériaBlog Santa Cruz 24 hsPetrolina NewsBlog Paulo BenjeriAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de Serrita
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2022 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD