Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Festivais e temperaturas amenas movimentam férias de julho no interior de Pernambuco

Garanhuns, Triunfo e Taquaritinga do Norte são alguns dos destaques para quem busca opções de lazer com cultura e ecoturismo

Publicada em 20/07/2022 às 20:39h - 17 visualizações Blog do Didi Galvão

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Festivais e temperaturas amenas movimentam férias de julho no interior de Pernambuco

Quem experimenta o clima serrano, o friozinho do município de Garanhuns, sempre volta. Distante 230 km da capital, no Agreste, a cidade possui localização privilegiada e chama a atenção de quem a visita. A região é formada por sete colinas – Antas, Monte Sinai, Columinho, Megano, Ipiranga, Quilombo e Triunfo – e proporciona uma temperatura média de 21 graus no inverno. A paisagem é abundantemente verde e repleta de flores, por isso o apelido de “Cidade das Flores”. Este mês o destino está ainda mais convidativo com a realização da 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece até o final do mês com uma programação imperdível com mais de 800 atrações artísticas.

 

Além da programação oficial do Festival, há muito para ver em Garanhuns. O Parque Euclides Dourado, por exemplo, é o local ideal para a prática de exercícios nas quadras esportivas e uma caminhada, respirando o ar puro com cheirinho de eucalipto. Outra opção de parque é o Ruber Van Der Linden, mais conhecido como “Pau Pombo”, um local muito arborizado, com flores, fontes de água e muito contato com a natureza. O Relógio das Flores é outro ponto de visitação obrigatório. E o santuário Schoenstatt (Mãe Rainha), aberto todos os dias, das 6h30 às 17h.

 

O Vale das Colinas é outro local que merece entrar no roteiro não apenas pela belíssima paisagem como pela possibilidade de degustar vinhos na primeira vinícola do Agreste pernambucano. A degustação de três rótulos custa R$ 20. O programa é inesquecível para casais pelo clima bucólico do lugar como também para famílias com crianças, uma vez que há opções de diversão com pedalinho e até de piquenique com o empréstimo de produtos da lojinha, como cesta, esteira e toalha.

 

Segundo a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, julho será um grande mês para o turismo. “Espera-se que o nosso Aeroporto receba 11% a mais de voos que no mês de junho. Também já alcançamos 100% de recuperação da malha aérea em comparação com o mesmo período em 2019, antes da pandemia da Covid-19. No Agreste, há também uma expectativa muito boa com a realização do FIG após dois anos e com maior duração de três semanas. Aliás, as festas do frio costumam movimentar muito o nosso interior”, afirma.

 

O município de Brejão também encanta desde a primeira vista. Situado a 254 Km do Recife, o município foi, à época de sua emancipação, em 1958, território integrado a Garanhuns. Entre as belas paisagens naturais, as fazendas e as imponentes igrejas, a região se destaca pelo cultivo de café. Brejão é um ótimo local para quem aprecia o contato com a natureza e para o desenvolvimento do turismo ecológico. Para quem visita a cidade, a dica é conhecer as bicas, mirantes, furnas e cavernas. O calendário festivo é marcado pela Acabação do Café, quando se comemora o término da colheita dos grãos. Outros festejos também aquecem o turismo do local, a exemplo da Festividade de Santa Cruz, da Cavalgada da Independência e da Trilha da Limeira.

 

Outra opção pós-FIG é dar uma passeada pelo município de São João, que fica a 229 Km do Recife. A cidade tem como principal atrativo o Santuário de Santa Quitéria das Frexeiras, no povoado homônimo, que também é considerado um dos mais importantes centros de romarias do Nordeste. Vale, ainda, conhecer a feira livre, a cachoeira dos Carvalhos, a Bica do Sítio Matão e a Barragem de Zé Maria.

 

Para curtir o frio, Triunfo também costuma ser uma das cidades mais procuradas. De 23 a 30 de julho, o destino recebe a 64ª edição da Festa do Estudante – Festival de Inverno de Triunfo 2022 em homenagem aos cem anos do Theatro Cinema Guarany. Quem visita a cidade pode conhecer de perto a produção de alfenins, mel de engenho e cachaça no Engenho São Pedro, construção datada do século passado. Para além dos engenhos, o município é repleto de museus, a exemplo do Museu do Cangaço, a Casa Grande das Almas e a Casa dos Caretas. Imponente, o Cine Theatro Guarany, às margens do Lago João Barbosa Sitônio, é palco do Festival de Cinema de Triunfo, que este ano acontecerá entre os dias 15 a 28 de agosto.

 

Já o município de Taquaritinga do Norte, que também costuma registrar temperaturas amenas no inverno, é convidativo a desvendar seu cenário rural, com trilhas, mirantes e a Rampa do Pepê, ideal para a prática do voo livre. Outro excelente programa para turistas e visitantes é conhecer o Sítio da Conceição e o seu saboroso Café Terral. Falando em café… O calendário festivo da cidade exalta a sua saborosa bebida com Festival que recebe gente de todo lugar, aquece a economia e gera empregos, com polos voltados à literatura, cultura popular, passeios e shows.

 

Outra dica é o município de Pedra, onde há uma formação rochosa com mais 3.822 metros de circunferência e 615 metros de altura. Em uma de suas encostas, de fácil escalada, há uma via crucis. A diversidade de ecossistemas do município favorece a prática de atividades relacionadas ao ecoturismo e turismo de aventura. Na região, destacam-se, ainda, os grupos culturais e as expressões folclóricas, a exemplo do secular Siriri Horizonte Alegre, além de reisado, pastoril, repentistas, banda de pífanos e cavalgadas.

 

Pertinho do município de Pedra, Saloá desponta, assim como a sua cidade vizinha, com potencial para o turismo ecológico. Lá, há nascente de rio, riachos, cachoeiras, córregos, reservas ecológicas, matas e trilhas. Um ótimo destino para curtir com a família e amigos as férias de julho

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21592277

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD