Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

A pecuária de leite no Sertão de Pernambuco pode se constituir em uma boa opção de negócios

Publicada em 17/09/2022 às 12:49h - 32 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

A pecuária de leite no Sertão de Pernambuco pode se constituir em uma boa opção de negócios

As principais bacias no Sertão

A principal área produtora de leite no estado é o Agreste Meridional e Sertão do Moxotó. Entretanto há de se notar que duas outras áreas se destacam. O Sertão do Araripe, tendo como destaque os municípios de Bodocó, Araripina, Granito e Ouricuri e o Oeste do Sertão do São Francisco representado por Afrânio e Dormentes.

 

No caso do Araripe prevalece a pecuária bovina, fortemente marcada pela presença do Girolando, um animal bem mais adaptado ao clima da região e ao manejo dos produtores locais. A produção de leite é predominante destinada à fabricação do queijo de coalho, sobrando um pouco para o queijo de manteiga e a manteiga. São dezenas de fabriquetas distribuídas em Bodocó e cidades vizinhas.  Esses produtos têm como destino toda a região do Sertão e em particular a região de Petrolina.

 

Há alguns anos houve uma ação louvável, mas com resultados abaixo do esperado que foi o financiamento de uma central de produção e comercialização do queijo. Infraestrutura que contaria com doze pequenos laticínios e local onde os intermediários e comerciantes iriam adquirir tais produtos. Literalmente faltou combinar com os russos e ao final nenhum produtor optou por sair de sua casa, seu curral e seu gado e a obra virou um pequeno elefante sem função e objetivo.

 

Pernambuco e sua pecuária de leite

No Agreste Meridional e no Moxotó em que pese a grande produção a nível estadual, há duas questões políticas a ser resolvida pelo próximo governo estadual, a tributação do leite e lácteos produzidos nos fora do estado e o processamento de leite em pó.

 

No primeiro caso tanto o leite in natura produzido em Alagoas e até Sergipe entra no território pernambucano sem tributação ou com um monitoramento falho, o que obrigatoriamente implica no achatamento dos preços do leite processado. Já a diluição do leite em pós e comercialização como se fosse in natura, uma legislação frutos das negociações com os laticínios durante o ciclo de secas que se estendeu entre 2012 e 2018 não foi atualizada após o retorno dos períodos com chuvas normais e, assim algumas empresas têm sido beneficiadas de isenções de impostos que deveriam ter caído desde 2019

 

Até o presento o governo estadual não tem se posicionado claramente e deixado o barco correr, o que não poderá ser objeto de adiamento por tempo indeterminado sob o risco de extinguir-se a produção de leite no estado. O produtor está cada dia menos capitalizado, mais endividado e fugindo da atividade. Atualmente é uma cadeia produtiva ausente de jovens. Esses não têm sido retidos nas propriedades e se deslocam para as cidades por salários-mínimos ou na ânsia de ser uma MEI – Microempresa individual, tornando-se um motorista para a Uber.

 

Aproveitamento da tecnologia disponível

A produção leiteira estadual ainda é assentada sobre bases tradicionais destacando-se duas tecnologias tradicionais: a raça holandesa a partir do rebanho mantido a duras penas na Estação do IPA em São Bento do Uma e as cultivares de palma forrageira tolerantes ou até se pode dizer resistentes, tendo como fonte a Estação Experimental do IPA em Arcoverde,

 

Trabalhos liderados pelo Sebrae PE reforçam o melhoramento de rebanho através da aplicação da transferência de embriões algo ainda não popularmente adotado por todo bem como o aspecto sanitários dos rebanhos. Além dos pontos citados muito há a se fazer quer no campo quanto ao processo industrial e comercialização. O Importante é que se avance o mais rápido sob o risco de vermos extintos os pequenos produtores de leite.

 

A situação de Serra Talhada e do Pajeú

Serrar Talhada é um município que representa bem as dificuldades apontadas anteriormente. Até poucos anos atrás contou com um laticínio que recebia o leite produzido por dezenas de pecuaristas. Ao que parece faltou a compreensão da indústria sobre necessidade de se remunerar o produtor de modo digno de forma que ele fosse compelido a permaneceu no mercado.  O cenário foi se complicando até sua bancarrota, deixando os produtores que sobreviviam mantinham a produção sem uma demanda definida. O que resta de leite fluido é distribuído informalmente em sacos plásticos, mas a cada dia nota a redução dos pecuaristas especializados em leite no município.

 

Surpresa se deu durante a ExpoSerra, uma feira de negócios que ocorreu no último mês de agosto, ao se deparar com o queijo de manteiga proveniente de um laticínio do município de Brejinho. Um produto de ótima qualidade demonstrando que incentivar o surgimento de outras empresas processadoras de pequeno e médio porte nas demais regiões do estado pode ser uma boa opção de suporte ao pequeno e médio produtor.

 

Por último é importante mencionar a aposta que vem sendo feita na reconfiguração da produção de leite de cabra em vários locais do Sertão do Pajeú e do Sertão de Itaparica em um projeto liderado pelo Sebrae PE, pela ADEPE e um número razoável de produtores. Espera-se que desta vez esta iniciativa prospere e não seja mais um esforço vão, tal qual ocorrido em situações prévias.

 

Por Geraldo Eugênio*

*Geraldo Eugênio é Professor Titular da UFRPE-UAST

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21595822

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD