Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Transnordestina virou um trauma pernambucano ao longo de vários governos desde seu lançamento

Publicada em 21/05/2023 às 20:07h - 6 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Transnordestina virou um trauma pernambucano ao longo de vários governos desde seu lançamento

Eleito governador, em 1997 Jarbas Vasconcelos iniciou – após a posse no ano seguinte – a defesa da construção de uma ferrovia que cortasse o estado rumo ao sertão. Ninguém no Governo Federal levou a ideia a sério, uma vez que o leilão da malha Nordeste fora realizado com a criação da Companhia Ferroviária do Nordeste pelo Grupo CSN.

 

O tempo passou e no Governo Lula surgiu a ideia de uma ferrovia de três cabeças ligando a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), um projeto de 1.753 quilômetros na bitola, 1,6 metros com um terceiro trilho de 1,0 metro, de modo a conectar os vagões que já existiam na antiga malha.

 

O projeto foi lançando em 2006, iniciado em 2008, no segundo Governo Lula, e desde então o que se possa imaginar para que a ferrovia fosse inaugurada sem até hoje transportar uma tonelada de carga mesmo tendo consumido quase R$ 6 bilhões. Depois de tantos anos, especialistas já discutem se o modelo de negócio se sustenta, pois os grãos que deveriam ser transportados da região do Matopiba agora seguem por portos do Norte. Ficou apenas a carga de minério disputada por Suape e Pecém.

 

Ao longo dos anos, ficou claro que o fato da sede em Fortaleza da companhia e a proximidade da empresa com a classe política e empresarial do Ceará criaram as condições para que o destino Pecém de fortalecesse, especialmente pelo que já existe hoje no porto daquele estado.

 

Isso foi materializado no final do governo Bolsonaro, quando a CSN conseguiu que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com um aditivo escrito sob medida para que a Transnordestina se limitasse ao trecho Eliseu Martins-Pecém num contrato bem amarrado, que foi validado no dia 23 de dezembro e registrado em cartório.

 

Foi o final de uma sinalização que já estava definida em 2021, quando o então ministro da Infraestrutura, Tarcisio Freitas, indicou ao governo de Pernambuco que ele fosse atrás de um parceiro para fazer a parte que nos toca. Pernambuco achou a Bemisa (dona da mina de minério de ferro no Piauí) e fechou um acordo que incluiu a separação da ilha de Cocaia para futuro terminal.

 

A surpresa veio com o referendo dos novos governadores do Ceará e Piauí do acordo que excluiu Pernambuco do negócio. E o início de uma série de promessas de Lula e de políticos do PT e de vários partidos de que vai rever o acordo, inclusive com a obrigação da CFN de voltar ao traçado de três cabeças.

 

Pode ser. Mas até agora, o que está valendo é o contrato CFN/Transnordestina Ceará e Piauí. E, embora ministros e senadores afirmem que a ferrovia vai ser feita, as condições postas só confirmam a proposta da cisão. Ontem, mais um ministro afirmou que a ferrovia vai ser feita. Ótimo, mas como próprio Renan Filho disse, na Rádio Jornal, se houver condições de Pernambuco buscar um parceiro, vai apoiar.

 

Então, talvez fosse melhor para a governadora Raquel Lyra começar a atuar para resolver o seu problema sem apostar na promessa de que a CFN vai fazer o ramal de Suape. Ou que a União poderá vir a construí-lo. A Transnordestina virou um trauma para Pernambuco e por isso mesmo é bom a gente começar a cuidar do que é possível. Até porque ninguém acha mesmo que União vai fazer a obra

 

Por Fernando Castilho/JC

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21593938

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD