Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Da centenária Diocese Crato, um novo bispo para a Santa Igreja

Publicada em 04/06/2023 às 20:41h - 7 visualizações Blog do Thiago Lima

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Da centenária Diocese Crato, um novo bispo para a Santa Igreja

Uma nova página nos anais da história da centenária Diocese de Crato foi escrita, datada de 3 de junho de 2023. Sob o olhar da Imperatriz Constante, a Senhora da Penha, e com a imposição das mãos do bispo de Crato, Dom Magnus Henrique, Monsenhor José Vicente Pinto de Alencar da Silva, reto sacerdote deste presbitério particular, foi constituído bispo para a Santa Igreja.

 

Para a cerimônia, toda a Diocese encontrou-se reunida em sua Igreja-Mãe, a Sé Catedral. Também diocesanos de Salgueiro — e fiéis de outras dioceses — fizeram-se presentes. Tão logo a multidão tomou conta da Praça da Sé, para testemunhar o solene momento.

 

Pontualmente às 16h30 de um sábado memorável, Monsenhor José Vicente adentrou as portas da catedral, enquanto entoavam, em um afinado arranjo de vozes, a canção “Eis-me aqui”. Caminhou, em direção ao altar, junto aos três últimos bispos da Diocese de Crato, os quais fizeram parte também se sua trajetória como sacerdote.

 

O rito de ordenação ocorreu dentro da Santa Missa, logo após a leitura do Evangelho, enchendo o ambiente sagrado de significado e reverência.

 

Homilia

Em sua homilia, Dom Magnus Henrique, bispo ordenante, falou do testemunho dado por Monsenhor José Vicente, e a ele desejou um fecundo pastoreio nas terras dedicadas ao Glorioso Santo Antônio. “A Ordenação Episcopal de Mons. José Vicente é para a Igreja, uma graça, um dom de Deus. Um dom recebido e oferecido livremente em prol do testemunho do mistério pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo. […] Dileto irmão, Monsenhor José Vicente, o seu testemunho no seio desta Igreja Particular de Crato, fala com eloquência e exala o odor da esperança, do compromisso e da santidade para nobre missão […] Que o senhor encontre sempre o regaço acolhedor sob a sombra amorosa de um vasto Salgueiro”, exortou.

 

Rito de Ordenação

Enquanto o eleito se prostrava no chão do presbitério, simbolizando sua entrega total ao serviço de Deus, os fiéis invocaram a proteção dos santos através da Ladainha. A unção do óleo sagrado do Santo Crisma conferiu-lhe a marca indelével do episcopado, enquanto o Livro dos Evangelhos repousava solenemente sobre sua cabeça, carregando consigo a responsabilidade de propagar a Palavra de Deus.

 

Enquanto o eleito se prostrava no chão do presbitério, simbolizando sua entrega total ao serviço de Deus, os fiéis invocaram a proteção dos santos através da Ladainha. A unção do óleo sagrado do Santo Crisma conferiu-lhe a marca indelével do episcopado, enquanto o Livro dos Evangelhos repousava solenemente sobre sua cabeça, carregando consigo a responsabilidade de propagar a Palavra de Deus.

 

A multidão presente não conteve a emoção e irrompeu em aplausos e lágrimas de alegria. Era a consagração de um pastor dedicado, cuja trajetória de serviço e devoção o levou a esse momento único.

 

O surgimento de um novo epíscopo traz consigo a expectativa de um novo capítulo na história da Igreja. Com suas mãos ungidas e seu coração dedicado ao serviço pastoral, o bispo recém-ordenado está pronto para guiar os fiéis e assumir os desafios que a missão lhe reserva.

 

Agradecimento

Ao final da solene celebração, quando todos os corações estavam tocados pela grandiosidade do momento, Dom José Vicente, ergueu sua voz com firmeza e expressou palavras de profundo agradecimento aos presentes.

 

“O meu coração está jubiloso, principalmente porque tenho a clareza e a convicção de que tudo quanto se tem celebrado nesses dias, particularmente na data atual, nada é por mérito próprio. Tudo, absolutamente tudo, é bondade da suprema e divina graça: Deus! […] É no lastro desse pensamento que deitarei as raízes do meu empenho e fincarei os meus propósitos de tudo fazer para agradar a Deus” O novo bispo recordou também o dia de sua nomeação, afirmando o seu sim para a condução do Rebanho do Povo de Deus, em Salgueiro.

 

[…] Desse modo, no dia 29 de março de 2023, entendendo ser esse o desígnio de Deus para mim, no alto da minha idade, surpreso e, com a mente pululando de interrogações, porém confiante nas surpresas de Deus, respondi afirmativamente ao chamado do Santo Padre, o Papa Francisco, para como Abraão, partir para a Diocese de Salgueiro. Aqui estamos nós, vamos a Salgueiro, O Senhor me chama, me envia e permanecesse comigo e conosco até o fim”, disse o novo bispo.

 

Texto: Jornalista Mychelle Santos / ASCOM Diocese de Crato

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21594182

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD