Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Raquel Lyra quer 250 novas creches e promete custeio de até um ano dos equipamentos nos municípios

Publicada em 06/06/2023 às 13:35h - 3 visualizações Blog do Roberto Gonçalves

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Raquel Lyra quer 250 novas creches e promete custeio de até um ano dos equipamentos nos municípios

Promessa de campanha da governadora Raquel Lyra (PSDB), a ampliação da oferta de vagas de creches em Pernambuco começará por meio do programa ‘Juntos Pela Educação’, lançado na sexta-feira (2). De acordo com a governadora, o Estado passará a contar com 60 mil novas vagas na educação infantil, em parceria com os municípios, que terão o custeio dos novos espaços garantidos por até um ano.

 

Em entrevista ao “Passando a Limpo”, da Rádio Jornal, Raquel Lyra reforçou que a intenção do programa é promover o acompanhamento da educação do Estado em todas as fases, não destinando atenção apenas ao ensino médio.

 

“Vamos agir coordenando o ensino integral de Pernambuco, mas seremos também colaboradores da educação no município. Esse é o papel do Estado, que ao longo dos últimos anos vem olhando só pro ensino médio”, criticou.

 

A colaboração com os municípios se dará no ensino fundamental, cujo o Estado já oferta parte das vagas, e, sobretudo, na educação infantil, com construção, reforma e até mesmo o custeio de 250 creches.

 

“Iremos fortemente trabalhar com a cooperação dos municípios, para termos 250 novas creches, garantindo 60 mil vagas, em busca da universalização e garantia de alfabetização da idade certa”, pontuou a gestora.

 

A atenção à educação básica deve-se, entre outros fatores, aos dados deficitários do Estado para com os anos iniciais da educação. O Estado tem um dos piores índices de atendimento em creches, com percentual de 14% de vagas públicas (23º lugar), quando a média é de 25%, no cruzamento do censo escolar de 2022 com dados do PNE de 2019.

 

“Nós vamos construir. É o governo do estado que vai construir as quadras, que vai construir a creches, que vai em grande parte as expansões de escolas, para garantir o ensino fundamental 2 em tempo integral. E (o Estado) vai repassar para o custeio dos municípios o primeiro ano do funcionamento da creche, porque durante esse tempo ele (município) não recebe (do governo federal)”, assegura Raquel.

 

Apesar de ainda não ter previsão de quando as novas vagas em creches começarão a ser ofertadas, a governadora assegura que já está em contato com os municípios, e que um site será disponibilizado para repasse de informações sobre intenções de parceria e terrenos disponíveis para construção.

 

Do total de R$ 5 bilhões previstos para o ‘Todos Pela Educação’, R$ 2 bilhões já estão no caixa do governo de Pernambuco. (JC Online)

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21594029

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD