Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Pernambuco

Projeto Mãe das Águas do Agreste ao Sertão circula por seis cidades do interior de Pernambuco

Publicada em 30/07/2023 às 19:06h - 10 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Projeto Mãe das Águas do Agreste ao Sertão circula por seis cidades do interior de Pernambuco

No segundo semestre de 2023 o projeto Mãe das Águas – do Agreste ao Sertão, circula por seis (06) cidades do interior de Pernambuco. O projeto, que tem incentivo do Funcultura, Fundarpe e Governo do Estado, compreende a realização da oficina do ‘Toque ao Passo’ e a apresentação do espetáculo Rainha das Águas, Mãe do Mar, ambos realizados pelo Grupo de Matrizes Africanas Obá Aiyê. O grupo surgiu em 2015 a partir de ações desenvolvidas com crianças, jovens e adultos de comunidades periféricas da cidade de Arcoverde.

 

A primeira cidade é Pesqueira, no Agreste. A oficina o ‘Toque ao Passo’ acontece no dia 11 de agosto no prédio da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Adalberto de Freitas, Centro. Nela, o grupo pretende apresentar elementos da cultura e das religiões afro-brasileiras para que os alunos selecionados compreendam os diálogos que se estabelecem entre música e movimento de cada orixá. As inscrições para a oficina em Pesqueira vão de 17 de julho a 10 de agosto de 2023 através do formulário Google.

 

No total, serão 15 selecionados e a oficina será facilitada por José Almir dos Santos conhecido popularmente como Babalorixá Pai Almir, professor de dança há mais de 30 anos e Valderlan Alves Freitas Baltazar, conhecido como Wal do Maracatu, mestre de maracatu de baque virado na cidade de Arcoverde, arte-educador em projetos sociais, coordenador e Diretor de eventos culturais, Luthier e presidente da Associação Cultural Raízes do Sertão.

 

Já o espetáculo Rainha das Águas, Mãe do Mar será no dia 12 de agosto, na Praça Dom José Lopes, às 19h30. O espetáculo é híbrido entre música e dança e traz elementos do Candomblé e do Afoxé para retratar a relação de Iemanjá, Mãe de todos os Orixás, com seus filhos: Exu, Ogum, Oxóssi, Xangô, Omolu, Oya e Oxum. É composto por 17 artistas, entre Ogãs (músicos) e bailarinos. Tanto a oficina quanto o espetáculo contarão com intérpretes de libras.

 

O espetáculo teve sua estreia em junho de 2019 e desde então encontrou muita receptividade do público, já que a linguagem do espetáculo proporciona encantamento, delicadeza e sobretudo conhecimento. Na primeira edição do projeto Mãe das Águas o grupo passou por quatro cidades: Triunfo, Ouricuri, Floresta e Petrolina, contribuindo no importante processo de fim da estigmatização de manifestações artísticas, culturais e religiosas afro-brasileiras nos territórios.

 

A circulação segue por outras cinco cidades até o fim do ano: Caruaru e Belo Jardim no Agreste, e Serra Talhada, Araripina e Salgueiro, no Sertão. As apresentações e oficinas, nas demais cidades de circulação do projeto, deverão acontecer nos terreiros de cultura popular e sedes de grupos que vivenciam a cultura afro-brasileira em cada uma dessas cidades. As atividades serão sempre gratuitas e visando alcançar um público diverso, inclusive de pessoas que não costumam frequentar as sedes, para aproximá-las das manifestações de tradição

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21594343

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD