A Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 define em seu Art.14 condições de elegibilidade para quem pretende disputar cargos eletivos em todo Territorio Nacional, como por exemplo, idade mínima para se candidatar aos cargos de vereador; prefeito; deputado estadual e distrital; governador de estado e distrital; deputado federal; senador e presidente da República.
Pode ser eleito prefeito de uma cidade do Brasil sem nenhuma importancia o tamanho nem a quantidade da população alguém com apenas 21 anos de idade ou mais, já um dos estados da federação e o Distrito Federal pode ser governado por quem tem 30 anos acima. Todavia para se tornar presidente da República Federativa do Brasil, o brasileiro tem que ter no mínimo 35 anos de idade.
O nome do prefeito do Recife João Campos vem sendo visto como aposta certa para a politica nacional, levando em consideração esse embate desnecessário entre lulistas e bolsonaristas tem quem veja João como a saída pacifica. João une forças politicas de todos os lados, com reais possibilidades de ser considerado pacificador nesse momento de ânimos acirrados.
Conversando com um profundo conhecedor da politica pernambucana e do Brasil, o mesmo não descarta a possiblidade de que seja apresentada uma PEC para diminuir a idade mínima para se tornar presidente da República. O mesmo entende que a aliança entre PSB e União Brasil, vai reforçar essa ideia e poderá atrair mais jovens para discutir sobre a politica nacional.
Ainda de acordo com nosso comentarista o ano de 2025 será de muitas decisões, levando em consideração que o ano de 2026 acontecerá eleições. “Assim como o STF tem importantes decisões que vão impactar o futuro do Brasil, o Congresso Nacional também vai debruçar sobre temas importantes. Um desses pode ser alteração no texto Constitucional, que trata da idade mínima para presidente do Brasil”, disse essa liderança.
O mesmo disse ainda que não se trata de uma ideia com proposito de colocar João Campos na disputa presidencial já em 2026, sim com a finalidade de oxigenar o quadro politico com entrada de jovens na disputa de cargos eletivos. Nosso amigo e leitor enfatizou também, que, já tem autoridade de mandato namorando a ideia de alteração do texto Constitucional
Blog do Didi Galvão
Visitas: 21757190
Usuários Online: 1