Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Política

Tendência é que PSB de Pernambuco e Marília Arraes não tenham destaque no governo Lula. A derrota tem seu preço

Publicada em 18/12/2022 às 20:15h - 18 visualizações Blog PE Noticias

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Tendência é que PSB de Pernambuco e Marília Arraes não tenham destaque no governo Lula. A derrota tem seu preço

Pode não ser de propósito, mas os grupos que perderam a eleição nos seus estados, em outubro, estão recebendo menos atenção na formação do ministério do governo Lula (PT). O argumento da presidente do PT, Gleisi Hoffmann para negar espaços ao PSB, alegando que “o partido só fez 14 cadeiras na Câmara e não poderia exigir muito”, parece ser mais amplo do que a frase sugere. Isso vale, principalmente, para o Nordeste.

 

A queda na cotação de Paulo Câmara (PSB) para ocupar um ministério poderia ser explicada só pela divisão interna entre os socialistas, mas o fato de o PSB nacional não ter conseguido emplacar ninguém, ainda, mostra que o problema é mais complexo. E, não, Flávio Dino (PSB) no Ministério da Justiça não conta. Foi escolha pessoal de Lula e nem era indicado pelo partido.

 

Dino, porém, serve de exemplo porque o grupo dele saiu vitorioso no Maranhão. Ainda, no Nordeste, o Ceará, onde o grupo do ex-governador Camilo Santana (PT) saiu vitorioso, vive a expectativa apenas de saber se o próximo a ocupar o ministério da Educação será o próprio Camilo ou sua vice, a atual governadora Izolda Cela. Provavelmente será Camilo.

 

Quer mais? Caberá a Camilo Santana e ao governador cearense eleito, Elmano de Freitas (PT) a indicação do próximo presidente do Banco do Nordeste. Paulo Câmara, que era cotado para o BNB, também não estará lá. O escolhido será, provavelmente, alguém do Ceará.

 

E se o BNB ficar com o Ceará, a Sudene deve caber a alguém da Paraíba, onde a esquerda também venceu.

 

O ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), cujo grupo saiu vitorioso da eleição estadual, deve ficar com o Ministério do Planejamento.

 

Quer saber outro estado do Nordeste que já tem ministro confirmado? Bahia. Rui Costa (PT), que foi governador duas vezes e elegeu o sucessor numa disputa que chegou a ser vista como impossível, comandará a Casa Civil de Lula.

 

Quer mais? Em Alagoas, Renan Filho (MDB), que elegeu seu sucessor no estado vizinho a Pernambuco, está sendo cotado para uma pasta na gestão petista.

 

E em Pernambuco? Bom, Marília Arraes (SD) chegou a vender nos bastidores que poderia ser ministra do Turismo. Aqui na coluna já havíamos alertado que a relação dela com o PT era ruim e, mesmo se o SD tivesse a pasta, haveria resistência a ela. Acabou que a pasta do Turismo está praticamente acertada para Pedro Paulo (PSD-RJ), aliado do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e que venceu a eleição para a Câmara.

 

Pedro Paulo é uma indicação de Gilberto Kassab, o presidente do PSD que talvez tenha sido a figura política mais vitoriosa nessa eleição. Lula venceu o Brasil e não levou São Paulo. Bolsonaro ficou com São Paulo e não ganhou no Brasil. Já Kassab é aliado da vitória em São Paulo e no Brasil.

 

Ter aliados que venceram é prioridade para Lula. Marília e Paulo Câmara, com seus grupos políticos, foram derrotados e acabaram sendo postos de lado. Essa é a verdade.

 

Chegou-se a falar em Luciana Santos (PCdoB), por exemplo, para um ministério menor na cota do partido. Nem para isso há mais garantia. Mesmo Marília, Luciana e o PSB tendo apoiado o petista no estado, quem venceu aqui, com larga vantagem, foi o PSDB de Raquel Lyra (PSDB).

 

Uma das perguntas que um gestor faz antes de escolher seus ministros é: eu tenho isso para lhe dar, como você pode me ajudar? O Ceará, o Maranhão, o Piauí, a Paraíba, Alagoas e a Bahia deram boas votações a Lula e, o mais importante, saíram vitoriosos. Todos esses grupos comandam gestões estaduais pelos próximos quatro anos e terão força política própria, inclusive na próxima eleição municipal, quando Lula precisará expandir a esquerda pelas prefeituras para conter o avanço do bolsonarismo e não ficar na corda bamba em 2026.

 

A lógica é que se você vai almoçar com alguém que tem seu próprio dinheiro, a conta do almoço pode ser rachada. Mas, se você leva pra almoçar alguém que está numa situação pior que a sua, ao fim da refeição a conta será toda sua também. Fica mais caro.

 

No Ceará, no Maranhão, no Piauí, na Paraíba, em Alagoas e na Bahia, as máquinas estaduais trabalharão para eleger prefeitos e terão a ajuda dos ministros indicados por Lula, existe um fluxo de apoio.

 

Em Pernambuco, João Campos (PSB) é quem precisará de ajuda petista (o mesmo PT que ele maltratou na eleição passada) para sobreviver e não terá nada para oferecer.

 

O que o PSB e Marília Arraes terão para oferecer a Lula no estado, em termos de distribuição de verbas para fazer a esquerda ampliar o número de prefeituras? Sobrenomes e álbuns de recordações, não resolvem a vida do PT em 2024.

 

O mundo político é um “pouquinho” mais pragmático que isso

 

Por Igor Maciel/JC

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21594032

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD