Sábado, 21 de Setembro de 2019

Buscar  
Serrita

Publicada em 04/09/17 às 12:03h - 1681 visualizações
“FAZENDA PREÁ” MUNICÍPIO DE SERRITA-PE, LOCAL ONDE LAMPIÃO SE TORNA DE FATO O LÍDER

Portal Serrita


 (Foto: Portal Serrita)

No último Sábado (02), Cicero Aguiar Ferreira junto com Francisco Pereira de Lima (professor Pereira de Cajazeiras-PB), Rivaldo Aguiar Pereira (Salgueiro-PE), e o vaqueiro seu Júlio Duqueira (um dos fundadores da Missa do Vaqueiro Serrita-PE), José Irari (professor de História em São José de Piranhas-PB), Everaldo (professor em Serrita-PE) e Souza Neto (pesquisador e escritor, Barro-CE), visitaram à Fazenda Preá município de Serrita-PE.

Essa fazenda tem muita importância histórica no cenário do sertão nordestino, foi nesse local que em 22 de agosto de 1922, Sebastião Pereira da Silva (Sinhô Pereira) a época com 26 anos e 7 meses de idade, deixava Pernambuco definitivamente e vai para Goiás, deixando Lampião como o líder do grupo dos homens que o acompanhavam nas batalhas.

Essa fazenda a época pertencia a Napoleão Franco da Cruz Neves que se casou a primeira vez com Ana Pereira da Silva, filha de Cassiano Pereira da Silva e de Generosa Pereira da Silva, com o falecimento da primeira esposa, Napoleão casa-se com Ana Pereira Neves (Donana da Carnaúba), filha de Joaquim Pereira da Silva (Joaquim da Carnaúba) e de Constância Pereira de Sá.

 

Hoje, a propriedade pertence a seu Hercílio Romão de Souza, administrada pelos seus filhos Erivaldo Romão de Souza (Seu Bal) e Luiz Romão de Souza (Seu Milton) que mesmo não tendo o sobrenome Pereira, seu Hercílio Romão de Sousa e seus filhos Erivaldo Romão de Souza e Luiz Romão de Sousa, descendem de Higino Pereira Sidrim, neto e bisnetos respectivamente.

Foi a partir desta data e desta fazenda, que Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) se torna de fato comandante, escrevendo a partir daí a sua história como o maior cangaceiro do Nordeste Brasileiro, "O Rei do Cangaço".

 

Por Cicero Aguiar Ferreira

Fonte de pesquisa: O Patriarca "Venício Neves Feitosa", Pajeú em Chamas "Helvécio Neves Feitosa", Genealogia Pernambucana, Erivaldo Romão de Souza (Seu Bal) e Lucas (Filho de Seu Bal)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
Hora Certa

Estatísticas
Visitas: 16000915 Usuários Online: 1022


Publicidade Lateral
Associado AblogPE



Giro de Notícias

Fan Page

Parceiros

WWW.PORTALSERRITA.COM.BR OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!
Copyright (c) 2019 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados