Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Serrita

MISSA DO VAQUEIRO: Festa para homenagear os vaqueiros começou no Sertão

Publicada em 22/07/2022 às 08:53h - 279 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

MISSA DO VAQUEIRO: Festa para homenagear os vaqueiros começou no Sertão

Tradicionalmente como acontece todos os anos, desde 1971, a Missa do Vaqueiro será realizada neste domingo no município de Serrita, no Sertão pernambucano. São 52 anos de história, reunindo em romaria vaqueiros de toda região do nordeste. Idealizada para homenagear o vaqueiro Raimundo Jacó, primo do cantor Luiz Gonzaga, assassinado em 1954, o evento começou nessa quinta 21. Além da missa, a festa conta com programação de shows, apresentações culturais, vaquejada e pega de boi. A celebração religiosa tem início a partir das 10h do domingo, no Parque Estadual João Câncio, no Sítio Lages, zona rural de Serrita. A missa já faz parte do calendário de grandes eventos do estado.

 

A missa é idealizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição da diocese de Salgueiro. A festa tem início com uma procissão de mil vaqueiros a cavalo, que levam oferendas como chapéu de couro, chicotes e berrantes à Raimundo Jacó. Durante a comunhão, vaqueiros fazem fila montados em seus cavalos e recebem uma mistura de farinha de mandioca, rapadura e queijo ao invés da hóstia. Os trabalhadores da Caatinga também agradecem pelas graças alcançadas, pedem proteção e levam objetos do cotidiano para serem abençoados. A missa é toda acompanha por músicas entre elas a Morte do Vaqueiro, composição criada por Luiz Gonzaga em 1963 como forma de protesto pela morte do primo, crime que até então não solucionado. 

 

HISTÓRIA - Realizada sempre no quarto domingo do mês de julho, a Missa do Vaqueiro tem em suas origens uma história consagrada na voz de Luiz Gonzaga: a de Raimundo Jacó, um vaqueiro habilidoso na arte de aboiar. Reza a lenda que seu canto atraía o gado, mas também a inveja de seus colegas de profissão, fato que culminou em sua morte numa emboscada. O fiel companheiro do vaqueiro na aboiada, um cachorro, velou o corpo do dono dia e noite, até morrer de fome e sede.

 

A história de coragem se transformou num mito do Sertão e três anos após o trágico fim, sua vida foi imortalizada pelo canto de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião, que era primo de Jacó, transformou "A Morte do Vaqueiro" numa das mais conhecidas e emocionantes canções brasileiras. Depois, se juntou a João Câncio dos Santos, padre que ao ver as injustiças cometidas contra os sertanejos passou a pregar a palavra de Deus vestido de gibão, para fazer do caso de Jacó o mote para o ofício do vaqueiro e para a celebração da coragem.

 

 MISSA DO VAQUEIRO

PROGRAMAÇÃO

 

21 de julho, quinta-feira /  Parque Estadual João Câncio

Wesley Safadão

César Menotti e Fabiano

João Cláudio Sá

Fábio Carneirinho

Caio Sidrim e BondXote

Joãozinho do Exu

Memel Carvalho

 

22 de julho, sexta-feira / Parque Estadual João Câncio

Tierry

Limão com Mel

Toca do Vale

Érika Diniz

Raniere

Paulo Sampaio

 

23 de julho, sábado / Parque Estadual João Câncio

Raí Saia Rodada

Cavaleiros do Forró

Fulô de Mandacaru

Flávio Leandro

Targino Gondim

Edgar do Cedro

Francis Dantas

 

24 de julho, domingo / Parque Estadual João Câncio

Coral Aboios de Serrita

Josildo Sá

Marcelo Jeneci

Isaar

Flávio Leandro

Targino Gondim

 

24 de julho, domingo / Palco Serrita – Sede

João Gomes

John John

Douglas Parente

Forró Kapricho

Luan Cardoso

Xote Federal

Gilvan Silva

 

 

 




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Curta nossa Fan Page!
Publicidade Lateral
UNIPLAN
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21593452

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2024 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD