Seja bem vindo ao nosso site Portal Serrita PORTALSERRITA.COM.BR - OS MELHORES EVENTOS ESTÃO AQUI!!

Buscar  
Sertão Central

Audiência pública debaterá educação de Mirandiba com dados do Ensino Fundamental do município

Publicada em 14/04/2025 às 14:54hBlog do Alberes Xavier

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Audiência pública debaterá educação de Mirandiba com dados do Ensino Fundamental do município

Na terça-feira (15), em audiência pública na Câmara Municipal de Mirandiba, acontece o lançamento do Balanço da Meta 2 do Ensino Fundamental no Plano Municipal de Educação de Mirandiba. Uma Análise a partir das Dimensões de Gênero, Raça, Etnia e Território. A iniciativa é do Centro de Cultura Luiz Freire e demais organizações correalizadoras do Projeto Escolas Seguras e Acolhedoras para Meninas e Jovens Mulheres de Pernambuco (ESA), que no município conta com a parceria da Articulação das Comunidades Quilombolas de Mirandiba (ASCQUIMI).



A audiência pública, que é aberta à população será na próxima terça (15/4), às 9h, na Câmara de Vereadores e Vereadoras da cidade, situada na Rua Elizeu Campos, 110.
A atividade visa contribuir com o debate, a participação social e estimular o monitoramento do Plano Municipal de Educação de Mirandiba - PME 2015-2025, Lei Municipal que orienta todas as políticas públicas de educação do território. O Balanço, realizado pelo projeto Escolas Seguras e Acolhedoras, foca na meta 2 do PME e seus 2 indicadores.



A meta analisada propõe universalizar o Ensino Fundamental de nove anos para toda a população de seis a 14 anos, garantindo que 100% dos estudantes e das estudantes concluam a etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência do Plano de Educação de Mirandiba, que se encerra em 2025. O Balanço é uma das atividades do projeto, que tem também como objetivo incidir sobre os novos PMEs.

 

Além de Mirandiba, os Planos Municipais de Educação de Ouricuri e Cabo de Santo Agostinho, cidades onde o projeto atua diretamente, também foram analisados.
Parte considerável da população de Mirandiba, com um número significativo de pessoas negras, quilombolas e indígenas, vive em áreas rurais, incluindo comunidades quilombolas.



Um ponto que se destaca na análise da meta 2 é que entre 2014 e 2023 houve considerável redução no número de escolas rurais no município: foram fechadas 16 unidades de ensino.



Somado a este cenário, de acordo com os dados do Censo Escolar INEP/MEC de 2023, apenas 01 das 18 escolas localizadas em áreas rurais oferecia turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, o que implica dizer que todos/as os/as estudantes da etapa precisam se deslocar para a cidade, tendo como alternativa o transporte escolar, cujo acesso diário apresenta problemas. Atraso, demora no percurso e quebra dos ônibus são fatores que comprometem a rotina escolar e impactam na aprendizagem.



No período de vigência do Plano, últimos 10 anos, também se observa redução no número de matrículas no Ensino Fundamental (EF), na faixa etária dos 6 aos 14 anos, que passou das 2.660 matrículas informadas no texto do PME 2015-2025, para 2.135 nas 18 escolas rurais e nas 5 escolas urbanas, em 2022.



Já em relação a infraestrutura física, equipamentos e instalações das escolas, os dados revelam diferença e desigualdade entre as escolas localizadas em áreas rurais e aquelas localizadas em áreas urbanas. Tomando alguns itens como referência, os dados do Censo Escolar 2023 do INEP/MEC indicam a ausência de biblioteca ou sala de leitura em 88,89 % das escolas rurais e em 60% das escolas urbanas.

 

Assim como faltavam quadras de esportes em 100% das escolas rurais e em 60% das urbanas. Na perspectiva do acesso a tecnologia, faltavam computadores para uso de alunos/as em 77,8% das escolas rurais assim como também faltava internet para uso dos/as alunos/as em 94,5% dessas escolas.
Com relação às identidades de raça e etnia, os/as estudantes que se declaram pretos ou pardos são 72,5%. Este percentual, se visto em conjunto com os 8,89% que não declararam sua raça e cor, representa uma afirmação étnico-racial dos/as estudantes, considerando que existe um grande número de quilombos nas áreas rurais e também no centro urbano do município.



A metodologia do estudo contemplou análise quantitativa com coleta de dados dos Censo Escolar INEP/MEC de 2022 e 2023 e também do Censo Demográfico - IBGE 2022. Também realizou uma análise qualitativa a partir de entrevistas (individuais e coletivas) e grupos focais com meninas estudantes da rede pública municipal de ensino, conselheiras/os educacionais e tutelares, professores/as e gestão escolar, sociedade civil organizada e legislativo municipal.



O Projeto Escolas Seguras e Acolhedoras para Meninas e Jovens Mulheres de Pernambuco é uma iniciativa apoiada pelo Fundo Malala, com realização coletiva do Comitê Pernambuco da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), Centro das Mulheres do Cabo (CMC) e Ong Caatinga. Em Mirandiba, a ação conta com articulação territorial da ASCQUIMI

 

Blog do Alberes Xavier




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Publicidade Lateral
ATEL TELECOM
ATEL TELECOM
Anuncie Aqui
Estatísticas

Visitas: 21859097

Usuários Online: 1

Parceiros
Blog do Alvinho PatriotaSertão EventosEventos WESite MisériaPetrolina NewsAtel TelecomRádios.com.brOnline Rádio BoxCâmara de Vereadores de SerritaRádios Online Brasil
WWW.PORTALSERRITA.COM.BR
Copyright (c) 2025 - Portal Serrita - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD