Anfitrião da visita do presidente Lula, ontem (28), a Salgueiro (PE), no Sertão Central, o prefeito Fabinho Lisandro não escondeu sua alegria com o anúncio de obras importantes para a região. Além de ter destacado a importância da ampliação da capacidade de bombeamento das estações elevatórias do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) – principal motivo da visita de Lula a Salgueiro – Fabinho também citou as obras do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Ele fez questão de mencionar que as obras de construção do campus serão iniciadas no terreno onde estava acontecendo o evento, a antiga estação ferroviária. “Aqui, presidente, será construído o campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Aqui será plantada a esperança de tantos jovens que terão acesso a uma universidade pública, a uma universidade de qualidade”, enfatizou.
Lula reafirmou o compromisso do governo federal com a educação no Nordeste. “Agora eu estou no solo sagrado”, disse o presidente, referindo-se ao local onde será construído o novo campus universitário. Ele explicou que sua dedicação à ampliação das universidades públicas vem de uma motivação pessoal.
“Uma das razões pelas quais tenho obsessão por escola, por universidade, por Instituto Federal, é porque eu não tive o direito de fazer um curso universitário. Meus filhos todos tiveram. Eu não tive. Então eu quero que toda empregada doméstica, todo trabalhador, toda trabalhadora, vejam seus filhos sentados num banco de universidade e tendo uma profissão”, afirmou.
Porto seco
Fabinho também aproveitou para apresentar ao presidente uma demanda importante para Salgueiro e região. “O nosso povo vive hoje a necessidade de empregos e a nossa redenção, aqui, além da água, que graças a Deus e ao senhor, hoje chega, temos a necessidade estratégica da construção de um porto seco. A Transnordestina, eu tenho certeza de que será concluída, porque tem a sua decisão política firme”, frisou o prefeito, ressaltando que o porto pode ser viabilizado através de uma união de forças entre os governos federal, estadual e municipal
Blog do Carlos Britto