No período de 18 a 23 de junho, Salgueiro vivenciou uma das maiores edições do São João dos últimos anos, com a participação de aproximadamente 80 mil pessoas ao longo da programação. Foram seis noites de muita festa, movimentação econômica, confraternização e momentos marcantes no pátio da Estação do Forró. O evento terminou deixando um gostinho de quero mais e já despertando expectativas para a edição de 2026.
Organizado pela prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Cultura e Esportes, com participação de outras pastas, o São João contou com uma grande estrutura na antiga ferroviária, incluindo Camarote da Inclusão, palco personalizado com qualidade de som e luz, barracas, banheiros químicos, áreas “instagramáveis”, além dos espaços inéditos da praça de alimentação e do ponto de apoio para os catadores de latinhas.
Pelo palco passaram grandes atrações de renome nacional e regional, entre elas, a banda Seu Desejo, Raphaela Santos, Capim com Mel, Forró dos Plays, Thales Play, Geraldinho Lins, Caviar com Rapadura, Ranieri e Banda, Vicente Nery, Mano Walter, Josildo Sá, Felipão e Forró Moral, Diego & Victor Hugo, Wallas Arrais, Raquel dos Teclados, Forró Cariciar, Maciel Melo, Kátia Di Tróia, Fernandinha e Galícia.
Momentos marcantes foram registrados ao longo da festividade, como as ocasiões em que o prefeito Fabinho Lisandro interagiu com artistas no palco; as noites em que as cantoras Raquel dos Teclados e Fernandinha desceram do palco e foram sentir o calor do público mais de perto; e a interação dos influenciadores Orlandinho e Juliana Vasconcelos antes, durante e depois dos shows. A Trow Filmes deixou todos esses momentos eternizados em transmissões ao vivo para todo o mundo, via YouTube.
No dia 23 de junho, a prefeitura dedicou uma noite exclusiva a artistas locais, que historicamente sempre abriam shows de grandes atrações e ganharam protagonismo nesta edição. Subiram ao palco, Bosco e Banda, Betty Vaqueira, Zeca do Acordeon, Toinzinho e Forró Balanço da Sanfona, Baltazar & Thiago e Val Xavier.
Movimentação econômica
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o São João movimentou este ano cerca de R$ 30 milhões na economia, com uma taxa de 98% de ocupação da rede hoteleira. Além disso, houve geração de empregos no comércio, que teve um crescimento em torno de 28% nas vendas, em comparação com o mesmo período de 2024.
O evento também gerou renda extra para os mais de 100 vendedores ambulantes e 32 barraqueiros cadastrados pela prefeitura, que atuaram dentro e fora do pátio de evento nas seis noites da festa.
Apoio do Governo de Pernambuco
Tudo isso foi possível graças à articulação do governo municipal junto ao Governo de Pernambuco, que garantiu várias atrações de peso na grade do evento, com apoio financeiro por meio da Fundarpe e da Empetur
Blog do Chico Gomes